segunda-feira, 12 de maio de 2014

Ibama destrói acampamento de desmate em Floresta Nacional no PA

Foto ilustrativa Ibama
Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) destruíram, na última semana, um acampamento com combustível e alimentos na Floresta Nacional do Jamanxim, localizada no município de Novo Progresso, no sudoeste do Pará. Segundo o Ibama, o local estava preparado para manter trabalhadores com o objetivo de desmatar a área.
 
“Nós temos que identificar as áreas antes que o desmatamento ocorra e retirar bens, combustível e qualquer outro objeto que viabilize a ocorrência do crime”, explicou Luciano Silva, responsável do Núcleo de Fiscalização da Superintendência do Ibama no Pará. A ação, que integra a operação Onda Verde, pode deter o desmatamento não autorizado de uma área cerca de 3 mil hectares.


Segundo o superintendente do Ibama no Estado, Hugo Américo Schaedler, não há um panorama real registrado pelos satélites durante os meses de novembro a maio do que está ocorrendo em campo.
“A nossa preocupação é que, como os índices não refletem a realidade, pela existência de alta cobertura de nuvens, haja um número de polígonos de desmatamento que as equipes não conseguiram localizar com os sobrevoos e incursões de campo. Contudo, ainda assim, esperamos que grande parte do que vai ser mostrado na primeira abertura de nuvens, o que permitirá ao satélite enviar imagens e ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais emitir os alertas, já tenha sido objeto de vistoria. Em função da experiência técnica, criam-se as rotas das ações e determina-se a fiscalização em locais de possíveis explorações ilegais", detalha.

A operação Onda Verde, coordenada pelo Instituto, visa reduzir os índices de desmatamento não autorizado, e  atua, desde 2013, com ações de fiscalização em áreas de expansão agropecuária e de retirada vegetal em locais de floresta, desarticulando acampamentos e inutilizando bens. No Pará, as atividades se concentram no sudoeste do estado, nas áreas de influência do município de Novo Progresso, que compreende o município de Altamira e as localidades Moraes Almeida (Itaituba) e Castelo dos Sonhos.


G1/PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário