sexta-feira, 30 de setembro de 2016

TRE encerra entrega de urnas no Pará neste sábado

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE) encerra neste sábado (1º) a distribuição das urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições deste domingo (2). Ao todo, serão usadas 19.932 urnas no Estado. Os equipamentos são acompanhados de cartões de memória e memórias de transferência.

 Foto: Tarso Sarraf (O Liberal)Foto: Tarso Sarraf (O Liberal)

Em Belém serão usadas 4.115 mil urnas em 11 zonas eleitorais, uma de Ananindeua e mais uma que abrange Ananindeua e Marituba. Em outras 93 zonas eleitorais no interior do Estado praticamente todas as urnas já foram entregues. Nesta sexta-feira (30), faltavam entregar equipamentos em apenas uma zona de Belém e duas em Ananindeua e Marituba.
A maioria das urnas é levada em caminhões, que possuem um rígido monitoramento desde o embarque da carga até a entrega. Há urnas que foram entregues de helicóptero em municípios como Parauapebas, Jacareacanga e Chaves. Nestas localidades, a justiça eleitoral contou com apoio das Forças Armadas. Na região das ilhas, a entrega demanda o transporte fluvial das urnas.
As urnas e o sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) passaram por testes rigorosos. O técnico judiciário Ricardo Vieira, responsável pelo setor de Logística de Urnas Eleitorais do TRE-PA, garante que o equipamento tem elevado grau de confiabilidade e segurança. As urnas não podem ser invadidas porque não possuem acesso à internet. A base de dados de candidatos é inserida de uma base única. Logo, não há como votar num candidato e aparecer rosto ou nome de outro.
'Muitas pessoas ficam pressionadas, nervosas e digitam os números errados. Isso acontece em quase todos os casos. Aí pedimos para a pessoa rever, digitar novamente e então dá tudo certo. Por isso é importante levar a 'cola' com o número certo para não ter problema. Importante deixar os documentos em mãos para a hora de sair. É preciso um documento com foto', lembrou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário