quinta-feira, 4 de junho de 2015

Seduc alerta alunos para prazo de inscrição ao Enem 2015

O período de inscrições ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) encerra nesta sexta-feira, 5, e por isso a Secretaria de Educação (Seduc) orienta os estudantes da rede pública estadual de ensino para que não percam o prazo. “Recomendamos que os estudantes concluintes do Ensino Médio e os egressos da rede estadual providenciem logo sua inscrição, evitando congestionando no site do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira)”, destaca o coordenador da Diretoria de Ensino Médio e Profissionalizante da Seduc, Jaime Ramos.

As inscrições ao Enem 2015 devem ser feitas no site http://enem.inep.gov.br. A estimativa da Seduc é de que cerca de 87 mil estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual de ensino participem do processo.
A Seduc e o consórcio responsável pela aplicação das provas do Exame no Pará têm atuado em ações conjuntas para viabilizar a aplicação das provas. O secretário de Educação, Helenilson Pontes, e a secretária adjunta de Ensino, Ana Cláudia Hage, acompanham essas ações. O consórcio expôs as estratégias referentes à estrutura de logística das etapas que antecedem ao Enem, envolvendo, em particular, o levantamento das escolas que poderão ser utilizadas na aplicação das provas, em outubro.
Os gestores das unidades administrativas da Seduc – 20 Unidades Regionais de Educação (URES) no interior do Estado e mais 20 Unidades Seduc na Escola (USEs), em Belém – ficaram responsáveis por fazer um checklist das escolas estaduais que serão colocadas à disposição do INEP para a realização do Exame.
A quantidade de escolas dependerá do total de candidatos inscritos no Enem 2015, que já beira os 5 milhões em todo o País. Em 2014,  a aplicação das provas do Exame Nacional envolveu 1.022 prédios escolares, entre públicos e privados, no Estado. Jaime Ramos ressalta que os estudantes do Ensino Médio devem estar atentos ao fato de que, a partir de 2015, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) aproveitará a nota do Enem em seu processo seletivo (Prosel).
Para capacitar os estudantes das escolas estaduais em Belém e nos municípios do interior do Estado, a Seduc coloca em prática um novo calendário que inclui aulas até a primeira quinzena de julho, especialmente para os alunos que farão o Enem 2015. A partir de agosto, será realizada uma programação de simulados voltada para os estudantes que estão em fase de preparação. A publicação do Guia do Estudante, lançada pela Seduc no começo do ano, serve de parâmetro nesse processo.
No ano passado, 431.748 estudantes das redes pública e privada inscreveram-se para o Enem - 30% a mais que em 2013 -, sendo que desse total, 132.769 foram somente em Belém.
Fonte: Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário