
A implantação da NFC-e no Pará está vinculada ao programa Nota Fiscal Cidadã, de estímulo à cidadania fiscal. “Isto significa muito mais benefícios para o consumidor cadastrado no programa, que vai poder acessar suas NFCe diretamente no site www.sefa.pa.gov.br/nfc”, explica Guilherme Koury.
A NFC-e é um documento de existência digital, emitido e armazenado eletronicamente, que documenta as operações comerciais de venda presencial ou venda para entrega em domicílio a consumidor final (pessoa física ou jurídica) em operação interna e sem geração de crédito de ICMS ao adquirente.
A obrigatoriedade começa em junho deste ano para estabelecimentos vinculados à Coordenação de Grandes Contribuintes, que vendem ou fornecem mercadorias à pessoa natural ou jurídica não contribuinte do ICMS. Em dezembro de 2015 passarão a emitir os estabelecimentos obrigados à Escrituração Fiscal Digital (EFD) e que efetuarem venda ou fornecimento de mercadorias à pessoa natural ou jurídica não contribuinte do ICMS. E em Junho de 2016 os demais estabelecimentos contribuintes de ICMS.
Esclarecimentos
A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) disponibiliza um site (www.sefa.pa.gov.br/nfce) onde os contribuintes poderão acessar a legislação e tirar dúvidas. A Sefa também permite a adesão voluntária de empresas. Para fazer a adesão voluntária a emissão da NFCe, o contribuinte deve efetuar uma solicitação no Portal da Nota Fiscal Cidadã. “A empresa deve, necessariamente, ser cadastrada no programa Nota Fiscal Cidadã e usar Certificado Digital”. Com o cadastro, as empresas emitem um código de segurança que é utilizado no aplicativo de emissão da NFCe.
Até o momento, 275 estabelecimentos em 37 municípios emitindo o novo documento. Mais de 474 mil documentos eletrônicos já foram emitidos no Pará desde o ano passado. “Em maio foram emitidas mais de 173 mil NFCes, no Pará. Ultrapassamos a marca de 100 mil notas por mês”.
O diferencial da NFCe é o Código de barras, o QR Code, que é lido por meio de um aplicativo no smartphone ou pode ser acessado por meio de uma chave de acesso. Para baixar aplicativo para ler o QR Code, basta acessar: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.am.prodam.leitor. Para saber quais empresas podem emitir NFCe consulte https://appnfc.sefa.pa.gov.br/portal/view/consultas/estabelecimentoComercial/estabelecimentoComercialList.seam
Dúvidas: ligue 0800.725.5533; ou acesse o site (www.sefa.pa.gov.br/nfce)
Fonte: Agência Pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário