segunda-feira, 13 de abril de 2015

Encontro dos prefeitos da AMUT pautam investimentos para a região

O município de Vitória do Xingú distante 46 km da cidade de Altamira, sediou assembleia ordinária da AMUT – Associação dos Municípios que da Transamazônica e Santarém/Cuiabá, sábado (11). Como política de fortalecimento da entidade, a nova diretoria da AMUT, que tomou posse em janeiro deste ano, resolveu que a cada quarenta dias, serão realizados esses encontros em um dos municípios que compõem a associação. A ultima reunião foi realizada na Vila de Fordlândia, município de Aveiro.
O prefeito de Vitória do Xingú, Osvando Amaral, preparou uma bonita recepção às comitivas dos prefeitos e população no salão eventos da igreja católica. A assembleia foi presidida pela vice-presidente da AMUT, a prefeita de Itaituba, Eliene Nunes, visto que o presidente, Alexandre Von, prefeito de Santarém, estava recebendo o Ministro da Pesca, Elder Barbalho, e se atrasou um pouco ao evento.


Osvando Amaral, falou dos esforços que tem feito para gerir bem os benefícios oriundos da Hidrelétrica de Belo Monte, Vitória do Xingú hoje tem cem por cento de cobertura de rede esgoto. De acordo com o senso de 2010 o município tem 14.000 habitantes, mas hoje, fala-se 25.000 pessoas na pequena cidade.

As dificuldades financeiras foram evidenciadas na fala de todos os demais prefeitos. O prefeito de Placas, Leonir Hermes, além da dificuldade nas finanças, ressaltou as dimensões territoriais, um detalhe que dificulta a gestão em vilas e distritos. Essa dificuldade também é comum ao município de Itaituba, que tem distritos a trezentos quilômetros da sede, e outros na região garimpeira onde só é possível chegar de avião.

Conforme a prefeita Eliene Nunes, os problemas de saúde, educação e principalmente infraestrutura são comuns a quase todos os municípios que compõem a AMUT, porém as condições das rodovias tem sido o maior entrave social e econômico. Neste sentido, a assembleia definiu que a AMUT vai enviar um documento ao governo federal solicitando estado de calamidade. Com isso os prefeitos esperam celeridade em resolver as condições das rodovias. No domingo (12) foram registradas filas com mais 100 carretas na Transamazônica, e isso tem sido fato comum na região.


A vice-presidente da AMUT, a prefeita Eliene Nunes, ressaltou que a nova gestão quer uma relação de proximidade com os prefeitos associados, pois, dessa forma, a entidade terá uma base forte em defesa dos interesses da região. A prefeita disse estar satisfeita com os resultados que vem alcançando. “Nós temos uma pauta extensa, que estamos discutindo nessas reuniões regulares. Além disso, recebemos convidados do governo federal e estadual, por isso tenho certeza que acontecerão muitos avanços com essas reuniões”, pontuou.

Ascom-PMI


Nenhum comentário:

Postar um comentário