segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Comunidade de Igarapé Preto realiza a IV edição do Fest Mandioca

Aconteceu no último final de semana, 8 e 9 de novembro, a IV edição do Fest Mandioca, evento organizado pela Associação Comunitária dos Pequenos e Médios Agricultores e Produtores de Igarapé Preto e Região em parceria com a Prefeitura Municipal de Itaituba que deu total apoio, organizando toda a infraestrutura do evento.

A abertura oficial foi antecedida por palestras do Cred Cidadão, realizada pelo coordenador Marcos Cleoci; Políticas Sociais, senhor Elias do STTR, e Empreendedorismo pelo senhor Celson Braga do SENAR. A prefeita Eliene Nunes, vereadores e secretários de governo, representantes dos órgãos e sindicatos parceiros prestigiaram as palestras.

Para Douglas Moacir gerente regional da SAGRI, órgão parceiro do evento, a cada ano os desafios são maiores, mas com o empenho da comunidade e dos parceiros são fatores decisivos para sucesso.

O principal objetivo do Fest Mandioca é apresentar aos visitantes o potencial que o município possui quando o assunto é a agricultura familiar, nesse caso em Igarapé Preto onde a vocação econômica é a mandiocultura. Nas barracas estavam expostos os derivados que são extraídos da mandioca, produtos estes que deram o real sentido à programação. Cleane Martins uma das expositoras e ex-presidente da associação destacou a satisfação em poder participar mais um ano do evento.

Um dos momentos mais esperados do festival foram as competições. O torneio de descasca de mandioca foi muito movimentado, as competidoras e suas habilidades com as facas afiadas não perdiam tempo dentro dos quatro minutos que tinham para descascarem o maior número de raízes que seriam posteriormente avaliadas e pesadas pelos jurados. A competição foi bastante acirrada e ao final, Edinalva Lima da Silva sagrou-se bicampeã, pelo segundo ano consecutivo e ganhou um caititu.

No torneio da qualidade da farinha três competidores concorreram, os produtos apresentados foram criteriosamente avaliados e degustados pelos técnicos, e a maior nota ficou para o senhor Francisco Alves da Silva que ganhou cem reais em dinheiro. Para o presidente da comunidade senhor Felix Gomes, esse foi o primeiro festival na sua coordenação, e um dos objetivos é manter sempre viva essa tradição, que este ano trouxe uma grande diferença, a realização do sonho que é poder desfrutar da energia do programa luz para todos que sempre foi um anseio da comunidade, e agradeceu o empenho de todos os colaboradores e a presença dos visitantes.

ASCOM-PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário