segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Itaituba é inserida no Programa Cidades Digitais

Itaituba foi inserida no Programa Cidades Digitais do Ministério das Comunicações. O objetivo é modernizar a gestão e o acesso dos cidadãos aos serviços públicos nos municípios brasileiros, contemplando para isso, a construção de redes de fibras ópticas para conexão dos órgãos públicos, o acesso da população a serviços de governo eletrônico, a oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos e a capacitação dos servidores municipais para o uso e gestão da rede. 

O projeto conta, entre outros, com a parceria do Ministério do Planejamento, da Telebras, do Inmetro e do BNDES. No Brasil já são mais de duzentos e sessenta municípios e no Pará, seis municípios, incluindo Itaituba.   Ao todo são dezessete quilômetros de fibra óptica abrangendo vinte e sete pontos de acesso em Itaituba. 

Desse total, a cidade vai dispor de dois pontos livres localizados na praça do cidadão e praça do congresso. Os trabalhos estão sendo realizados pela empresa G4S que está no município a cerca de vinte dias. Após a instalação, a empresa fará acompanhamento de sinal no período de seis meses.

A prefeita Eliene Nunes considera um avanço no desenvolvimento humano, a inclusão de Itaituba no “Programa Cidades Digital”. Eliene destacou que este programa vai modernizar a gestão, ampliando o acesso aos serviços públicos por meio da tecnologia. De acordo com André Paxiuba, responsável pelo programa em Itaituba, a prefeitura irá capacitar mão de obra local para dar manutenção aos equipamentos, e vai enviar cinco pessoas a Belém para receber essa capacitação.

O Programa Cidades Digitais tem como frentes de atuação a construção de redes de fibra óptica que interligam os órgãos públicos locais e Disponibilização de aplicativos de governo eletrônico para as prefeituras, nas áreas financeira, tributária, de saúde e educação, entre outros.

ASCOM-PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário