sábado, 22 de novembro de 2014

2ª Edição dos jogos indignas é realizada na praia do índio


A prefeitura de Itaituba através da diretoria de cultura está promovendo a II Edição dos Jogos Indígenas na aldeia Praia do Índio, localizada na estrada do BIS. A abertura aconteceu nesta sexta-feira (21) com a presença da prefeita Eliene Nunes, do Coronel Bogeia Cmte do 53 Bis, diretor de cultura Junior Araújo e caciques. Na programação de abertura houve apresentação cultural com danças e músicas indígenas.


Essa iniciativa do governo municipal tem como objetivo central promover o esporte socioeducacional como identidade das culturas nativas, voltado à promoção da cidadania indígena, à integração e aos valores originais, através de um novo conceito de relação de igualdade cuja linguagem será também os valores principais dos elementos da natureza.
 
Para a prefeita Eliene Nunes, este evento além de evidenciar a identidade cultural das etnias que povoam o tapajós possibilita através do esporte esse momento de respeito às diferenças e de promoção da diversidade cultural e étnica que caracteriza a comunidade indígena.

Representantes de seis aldeias e participam desta edição dos jogos indígenas do município de Itaituba. O evento  vai até domingo.

Modalidades
Arco e Flecha: Arma muito utilizada para caça, rituais e para a guerra. O tamanho do arco varia de acordo com o uso que se fará do arco e com o costume da tribo. A flecha é feita de bambu, com variações nas pontas.

Cabo de Guerra: É disputado em equipe, cujo objetivo é o de medir a força física dos participantes.
Natação: Praticada no rio tapajós, esta modalidade testa a resistência dos competidores.

Futebol: Paixão nacional e também uma ferramenta de integração sociocultural e que cria vínculos comunitários,   atem de maratona de cinco quilômetros e corrida de cem metros rasos e arremesso de lança.



ASCOM-PMI












Nenhum comentário:

Postar um comentário