segunda-feira, 28 de abril de 2014

Dia nacional do livro infantil foi comemorado na barraca de eventos culturais

Na tarde da última sexta-feira (25) aconteceu em Itaituba na barraca de eventos culturais uma programação alusiva ao dia nacional do livro infantil que contou com a participação de estudantes da rede municipal de ensino. A programação realizada pela secretaria Municipal de Educação que teve como coordenador o professor Carlos Paiva, começou com uma blitz educativa onde foram distribuídos folders incentivando a leitura, principalmente, entre as crianças.


Houve exposições de obras de vários autores nacionais da literatura infantil, entre eles, Monteiro Lobato que criou um universo para a criança enriquecida pelo folclore e buscou o nacionalismo na ação das personagens que refletiam na brasilidade, na linguagem, comportamentos e na relação com a natureza.

Sem dúvida, Monteiro Lobato criou uma obra diversificada, com personagens que unificam o universo ficcional. No Sítio do Picapau Amarelo, vivem Dona Benta, Tia Nastácia, Tio Barnabé (personagens adultos) que orientam as crianças (Pedrinho e Narizinho), bem como outras criaturas fantásticas que vivem no sítio, como: Emília, Visconde de Sabugosa, Quindim e Rabicó.

Na programação, além do mundo de Monteiro Lobato aconteceu uma gincana de leitura, além disso, os alunos da Escola Castelo Branco fizeram apresentação da dança da Emília.

Já a escola A Mão Cooperadora apresentou a biografia de monteiro Lobato.

O coordenador do projeto professor Carlos Paiva disse que o evento foi um dos passos importantes para a construção de novos leitores no município de Itaituba e que a iniciativa valeu a pena, pois, através dela, as crianças tiveram contato com o mundo da leitura.

Ascom PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário