quarta-feira, 23 de abril de 2014

Bimotor da Jotan será resgatado na quinta-feira

O trabalho de perícia e operação de resgate do avião bimotor que caiu na região de Jacareacanga, oeste do Pará, devem ser concluídos nesta quinta-feira (24), com a chegada de uma equipe da Força Aérea Brasileira, que se desloca de Itaituba para o ponto onde a aeronave foi encontrada.
Somente após a perícia do Primeiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa I) é que os corpos serão retirados do interior do avião e trasladados para Itaituba.

Foto: Divulgação (Polícia Civil)Foto: Divulgação (Polícia Civil)A área localizada a aproximadamente 20 quilômetros a noroeste de Jacareacanga chegou a ser sobrevoada várias vezes durante a busca com aviões da FAB, entretanto, o avião não foi avistado por estar uma área de difícil acesso.
O delegado de Jacareacanga, Lucivelton Santos, contou que o avião foi encontrado com a parte frontal enterrada no solo, levando a crer que a aeronave tenha caído de bico. Não há indícios de que os passageiros tenham sobrevivido à queda. 
Em nota oficial, a Força Aérea Brasileira informou que ainda não é possível confirmar a situação dos ocupantes do bimotor. Uma hipótese levantada pela equipe de buscas é que o piloto do avião não informou à torre que a aeronave apresentou problema antes da queda.
A perícia deve esclarecer esta dúvida e também poderá responder se o transponder do bimotor estava desligado ou com defeito, o que também dificultou a localização dos destroços.

Sumido há mais de um mês

O avião bimotor Beechcraf Baron decolou do aeroporto de Itaituba às 11h40 do dia 18 de março e sumiu cerca de uma hora e 20 minutos depois do piloto ter feito o último contato pelo rádio. Na aeronave viajavam cinco pessoas. 
As técnicas de enfermagem: Rayline Sabrina Brito Campos, Luciney Aguiar de Sousa e Raimunda Lúcia da Silva Costa, o motorista Ari Lima e o piloto Luiz Feltrin.
Uma das passageiras chegou a mandar mensagens de celular a um tio avisando que o avião apresentava problemas no motor.
Em mais de um mês de buscas a FAB empregou 50 militares na missão, além de helicópteros e aviões. O trabalho foi reforçado por índios da etnia Munduruku, funcionários da prefeitura de Jacareacanga, familiares das vítimas e voluntários.
Sem respostas, as famílias dos passageiros chegaram a oferecer uma recompensa de R$ 19 mil a quem desse informações sobre a localização da aeronave. No final da tarde de terça-feira (22), os destroços do avião foram achados pelo garimpeiro Fausto Pereira da Silva (foto), que já prestou depoimento à polícia de Jacareacanga.

Fonte: ORM

Nenhum comentário:

Postar um comentário