quarta-feira, 23 de abril de 2014

FAB informa por nota a localização do bimotor que desapareceu em Jacareacanga

A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que a aeronave Beechcraft 58 Baron, matrícula PR-LMN, desaparecida desde o dia 18 de março, foi encontrada na noite desta terça-feira, 22 de abril, a aproximadamente 20 km a noroeste de Jacareacanga (PA). Equipes de busca estão no local para concluir a operação de resgate. Até o momento, ainda não foi possível confirmar a situação dos ocupantes do bimotor.

Após receber informações de possíveis indícios, militares foram fazer as buscas por terra, numa área de mata densa e encharcada. Após chegar ao ponto indicado, a equipe confirmou que se tratava da aeronave PR-LMN.
A área já havia sido sobrevoada por diversas vezes, mas as condições da região não permitiam o avistamento aéreo. Ao todo, a FAB contabilizou mais de 230 horas de voo e a área coberta ultrapassou a 28 mil km² sobrevoados, equivalente a cinco vezes o território do Distrito Federal.
Durante 35 dias, foram engajados 50 militares da FAB na missão, sob a coordenação do Salvaero Amazônico. Um helicóptero H-60 Black Hawk, aeronaves P-95 Bandeirante Patrulha e SC-105 Amazonas, além da aeronave de patrulha P-3 AM. O mau tempo na região, especialmente a formação de nevoeiros, a cheia no rio Tapajós e a vegetação dificultaram os trabalhos.
O Primeiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA I) do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) já iniciou as investigações dos fatores contribuintes para o acidente.
Brasília, 23 de abril de 2014.
Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

Nenhum comentário:

Postar um comentário