Coordenação de Itaituba c/ lira Maia, Afabio e jota Parente, |
Aconteceu na noite do dia 19 de maio, na barraca de eventos culturais da cidade de Itaituba uma grande reunião para oficializar a adesão deste município a campanha SIM AO ESTADO DO TAPAJÓS. Reunião essa que contou com uma participação expressiva da sociedade Itaitubense surpreendendo não somente os organizadores mais também os convidados de fora do município lideranças políticas entre muitas outras. Estiveram presentes ao ato oficial do movimento em Itaituba, o Deputado Federal Lira Maia do DEM, Deputado Estadual Hilton Aguiar, o Presidente da Câmara de Vereadores de Trairão e Santarém, os Prefeitos de Itaituba, Uruará e Trairão, alem de vários Vereadores, entidades, faculdades como foi o caso da FAI (Faculdade de Itaituba). Dados do Projeto Estado do Tapajós:
O Tapajós na pratica já é um Estado, saiba porque:
A distancia que separa o tapajós da capital Belém, tanto no aspecto físico como no político e administrativo, faz com que na prática a região tenha vida própria. A diferença é que, na vida real federativa, todos são muito dependentes do Governo Estadual instalado na capital, principalmente na hora da redistribuição dos impostos federais e estaduais arrecadados, na execução de obras estruturais, no dialogo com o governo federal, na representação no Congresso Nacional.
Um Estado que já nasce grande.
Com 27 municípios, o tapajós nasce como o quinto Estado da Amazônia em população e no PIB e o terceiro maior do pais em território, por sinal, tanto em população quanto em PIB o tapajós pode ser comparado diretamente com o Tocantins, o ultimo Estado criado. Desmembrado de Goiás.
Ocupar para controlar.
A criação do Estado do Tapajós, localizado entre o Amazonas e o Pará, trará benefícios para todos. Para o povo tapajônico, que desenvolveu uma cultura própria, é uma aspiração antiga. E não só: a instalação dos poderes executivo, legislativo e judiciário levará a essa região esquecida todo um conjunto de ações governamentais que se transformarão em desenvolvimento com a possibilidade de controle ambiental. Hoje é impossível para Belém fiscalizar os danos ambientais das atividades econômicas na região, mas com o governo presente isso será não só possível, como factível.
Estado do Tapajós. Pronto para acontecer.
EETEPA FAI e o Diretor Abel Sá |
Publico Presento ao evento |
O povo dizendo sim ao Tapajós |
Antonieta Sec. Assistência Sócial e Isrrael Santos Planejamento |
Prefeito Danilo Miranda Trairão e Prefeito Valmir Clímaco de Itaituba |
Texto Blog Politica com pimenta malagueta Fotos Gilson Vasconcelos |
Nenhum comentário:
Postar um comentário