sexta-feira, 20 de maio de 2011

Professores e Alunos da EETEPA cobram justiça das autoridades em relação a morte do aluno Jairo Soares

Jairo Soares de 27 anos foi atropelado e morto por um motorista embriagado quando vinha da escola no ultimo dia 02 de maio, no km 6 da Rodovia Transamazônica no Município de Itaituba, e agora Familiares e amigos da vitima cobram justiça das autoridades policiais e dos políticos já que até agora ninguém foi preso e a policia trabalha para descobrir o autor desse crime.
O Sr. Roberto Soares irmão da vitima disse que algumas pessoas já se manifestarão dizendo ter visto como tudo aconteceu, no entanto as possíveis testemunhas temem por sua vida por se tratar de pessoas influentes em Itaituba mais disse que não vai desistir enquanto o acusado não se manifestar.
Já a Diretora da EETEPA, onde Jairo estudava, acompanhou familiares e alunos até a 19ª Seccional onde conversaram com o Delegado José Bezerra, Marli disse esta confiante no trabalho da policia e que prefere aguarda um pouco mais pelas investigações que estão sendo feitas e torce para que o crime cometido contra um aluno de sua escola não fique impune e que os envolvidos paguem pelo que fizeram disse também que o delegado vai solicitar do suspeito a apresentação do veiculo envolvido no acidente e se for comprovado a participação do mesmo ele será responsabilizado.
No dia seguinte a ida dos manifestantes a Seccional de Policia, o Promotor de Justiça, o Diretor da 19ª Seccional e o Delegado que preside o inquérito convidarão a imprensa local para uma entrevista coletiva. O primeiro a falar foi o presidente do inquérito Delegado José Dias Bezerra ele pediu que a população ajude a policia a desvendar esse crime procurando ou ligando para a policia ele disse que precisa de testemunhas oculares para concluir o inquérito e encontrada sua autoria ele disse que ouviu dizer que tem gente que tem medo de ir a Delegacia medo dos familiares do suposto autor afirmou que Itaituba hoje não é a mesma do passado os tempos são outros e a cidadania tem que imperar, sobre a autoria o Delegado Bezerra disse ter uma linha segura de investigação.
Já o diretor da 19ª Seccional Delegado Alexandro Napoleão disse que todo mundo sabe o que diz a Constituição Federal que  segurança publica é um dever do estado mais na mesma Constituição diz que ela é responsabilidade de todos os cidadãos. Então a população tem por obrigação ajudar no trabalho da policia prestado informações sobre aquilo que elas sabem a respeito do crime ocorrido. Sobre as sanções penais tipificadas nos crimes de transito o Delegado disse que o legislador entendeu que os crimes de transito deveriam ter um tratamento diferenciado dos demais crimes previstos no código penal então um homicídio praticado por um automóvel ou uma motocicleta é tido como homicídio culposo a pena é de detenção então por isso que o individuo ainda que preso em fragrante ele paga uma fiança na delegacia de policia e é liberado para responder em liberdade, isso não implica dizer impunidade por que ele ira responder dentro da tipificação do crime e dentro daquela penalidade prevista para o crime.
Quem também falou com a imprensa foi o Promotor de Justiça, Maurim Vergolino. Ele disse o seguinte, o Ministério Publico tem o papel de fiscalizar o trabalho da policia e isso tem sido feito, agora é importante ressaltar que quando as pessoas que presenciarão um crime e não comparecem para prestar informações a policia todos sem exceção estão contribuindo para a impunidade, o Promotor disse ainda que gostaria de ta fazendo muito mais por essa cidade mais enfrenta a mesma dificuldade dos delegados de policia que é o das pessoas virem colabora com informações, o Promotor deixou claro seu compromisso em garantir a segurança de testemunhas que ajudarem a policia e o Ministério Publico não só nesse caso mais em todos os casos de crimes praticados no município. Maurim Vergolino manifestou seu repudio as pessoas que sem conhecer os fatos, sem conhecer o inquérito, sem conhecer a Legislação tem se valido do sofrimento alheio para fazer discurso pra fazer promoção pessoal, pra desviar a atenção das pessoas, colocando a policia na berlinda e desviando outros assuntos que estão aqui também que deveriam ser mais bem tratados por essas próprias pessoas.
 
 
 
Blog Politica com Pimenta Malagueta

Nenhum comentário:

Postar um comentário