segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Totalização de votos no Pará é concluída no início da tarde

O Tribunal Regional Eleitoral informou que foi encerrada às 12h59 desta segunda-feira (4), a apuração dos votos das Eleições 2010. A contagem total só foi finalizada hoje devido ao atraso no repasse de dados de quatro seções eleitorais no interior do Estado. A lista oficial dos deputados federais já foi divulgada pelo TRE-PA e segundo o presidente do Tribunal, João Maroja, não há mudanças na composição da Câmara Federal.

Com 100% das urnas apuradas, o candidato do PSDB, Simão Jatene, obteve 48,92% dos votos. A segunda colocada, que vai para o segundo turno com o tucano, Ana Júlia Carepa, ficou com 36,05%. Domingos Juvenil terminou em terceiro, com 10,81%, seguido de Fernando Carneiro, com 3,04% e Cleber Rabelo, com 1,18%. Em números absolutos, Jatene recebeu 1.720.631 votos e outros 1.267.981 paraenses votaram em Ana Júlia.

Apuração - As seções com demora na transmissão de dados foram dos municípios de Chaves (2), Portel (1), Jacareacanga (1). Nas duas primeiras, o TRE informou que a apuração foi encerrada às 8h30 da manhã de hoje.

No caso de Jacareacanga, os votos da 9ª Seção da 102ª Zona Eleitoral foram recolhidos por um helicóptero em uma escola na aldeia indígena Waru Apompo e levados até um ponto de transmissão no centro do município. 'Como o rio estava seco ontem, não foi possível fazer o transporte da urna de barco', informou Maroja.

Em Portel, o motivo da demora foi um naufrágio sofrido pelo barco que transportava os dados, na Baía de Anapu. O TRE-PA ainda aguarda o detalhamento da ocorrência, mas informou que os dados não foram danificados pois estavam dentro de um saco plástico inviolável e à prova d'água. Na embarcação estavam nove passageiros (quatro mesários, quatro policiais e um servidor do TRE-PA).

O Pará finalizou a apuração na frente dos Estados de São Paulo, Acre, Alagoas e Amazonas. O TRE-PA adiantou que o esquema no segundo turno das eleições será o mesmo. 'Houve problemas devido ao tamanho do nosso Estado, sempre há obstáculos impostos pela natureza. Mas trabalhamos sempre para melhorar. No início da apuração houve congestionamento na transmissão e dos 14 pontos em Santarém, apenas três funcionaram. Vamos identificar as falhas e melhorar', garantiu o presidente do TRE-PA, João Maroja.

Vagas na Alepa - Das 41 vagas na Alepa, duas ainda estão indefinidas. Isso porque os candidatos Bernadete Ten Caten e Luís Rabêlo concorreram com recurso e ainda aguardam uma decisão da Justiça Eleitoral sobre a validação de suas candidaturas.

Bernadete (PT) teve seu registro deferido pelo TRE-PA, mas o Ministério Público ingressou com recurso. Caso ela não possa assumir, quem ocupará a vaga será Ana Sueli. No caso de Rabêlo, se sua candidatura for aceita, ele tira a vaga de Professor Alfredo na Alepa.

Câmara Federal - Os nomes dos deputados paraenses que vão compôr a Câmara Federal já estão definidos e, segundo o TRE-PA, não sofrerá mudanças.

Senado - Os eleitos para representar o Pará no Senado Federal são Flexa Ribeiro, que recebeu 1.818.644 votos, e Marinor Brito, com 727.583 votos. Jader Barbalho recebeu 1.799.762 e Paulo Rocha 1.733.376, mas suas candidaturas estão cassadas. Eles aguardam decisão do STF (Supremo Tribunal Federal). Caso a candidatura de Jader seja aceita, ele pode ocupar a segunda vaga no Senado, no lugar de Marinor Brito.

ORM

Nenhum comentário:

Postar um comentário