segunda-feira, 18 de maio de 2009

Pará se mobiliza contra o abuso sexual infanto-juvenil

A partir desta segunda-feira, 18 de maio, Dia Nacional Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, os comitês estadual e interinstitucional de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, formados por doze secretarias de estado e instituições da sociedade civil organizada, realizarão uma campanha com o tema "Abusar e explorar sexualmente crianças e adolescentes é Crime! Denuncie! Quem Não Denuncia também é Responsável!".

É a primeira vez, em toda sua história, que o Pará vai enfrentar de forma definitiva um dos piores crimes que ocorrem contra a população infanto-juvenil e que afeta toda a sociedade.

A campanha inclui, durante um ano, uma série de ações e políticas em parceria com os movimentos sociais, toda a rede de enfrentamento e os municípios paraenses contra esses crimes. As atividades incluem desde ações educativas, seminários, oficinas, exibição de filmes à manifestações públicas.

Neste 18 de maio, o governo estadual amplia todas as suas ações em parceria com os comitês e os municípios para fortalecer a rede de enfrentamento contra a violação de direitos, mobilizar e informar a população para não tolerar e denunciar esses crimes contra a infância e a adolescência.

A programação da campanha será realizada inicialmente em Belém, com blitz e panfletagem nas ruas da cidade, em Tailândia, na região do Tocantins, e em Breves, na região do Marajó, onde ocorrerão caminhadas e várias atividades durante toda a semana. Por causa das enchentes, a programação em Santarém e no oeste paraense será fortalecida assim que as condições ambientais permitirem.

O dia 18 de maio será marcado em Tailândia, onde há envolvimento de toda a população, com uma grande caminhada realizada pela Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Sedes), através do CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) Regional do Tocantins. Durante a semana, técnicos do CREAS também irão realizar palestras educativas nas escolas públicas estaduais para alunos e professores contra o abuso e a exploração sexual.

"Estamos chamando a atenção e mobilizando toda a sociedade porque o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes são crimes intoleráveis", disse a secretária de Desenvolvimento Social, Eutália Barbosa. "Precisamos que todos se unam para combater essa terrível violação de direitos, precisamos denunciar e nos indignar sempre contra esses crimes que ferem a vida e a dignidade da criança, do adolescente e da família", completou.

A secretária também declarou que todos os municípios paraenses podem contar com a parceria da Sedes e do governo para enfrentar e combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. "Através dos Creas regionais, do co-financiamento e da parceria, estamos ampliando a rede de enfrentamento e de serviços, queremos conscientizar e mobilizar a sociedade, fortalecendo a rede de enfrentamento e combate a esses crimes", declarou.

A secretária participa nesta segunda (18) em Belém e Ananindeua de caminhada e divulgação da campanha. A partir das 14 horas, ela participa de uma conversa sobre a campanha pela internet com secretários municipais de assistência e técnicos da área. O endereço para participar do Chat é http://www.dezoitodemaio.pa.gov.br/.
Programação - No dia 18, Dia Nacional Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, haverá blitz e panfletagem nas ruas de Belém e paralelamente em vários municípios do interior do estado. No dia 23 de maio haverá caminhada e ato público, com abraço simbólico em prédios públicos (fórum, Alepa) no centro da cidade e também em prédios no interior.

Durante todo esse ano haverá uma extensa programação com palestras, seminários, e outros eventos como oficinas de prevenção da violência, semana das blitz (em aeroportos, zonas portuárias, terminais rodoviários, praças e feiras livres, ruas, cruzamentos e avenidas e pontos estratégicos); nos dias 21 e 22 de maio será realizado o Seminário Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes; no dia 23 de maio, caminhada, com concentração ao lado da Estação das Docas (escadinha do Porto) até a Praça do Relógio; Dia do Abraço com a ciranda do direito; mobilização no interior do estado (com destaque em localidades da região do Marajó e do Oeste do Pará); audiências públicas, e mostra de filmes sobre o tema, iniciando no dia 24 de maio com a exibição de "Cinderelas, Lobos e Príncipes".
Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário