quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Itaituba o destaque da cidade pepita


Orla de Itaituba


O ciclo do ouro deixou marcas profundas na cidade. Até hoje, movimenta a economia do lugar, que ainda preserva belezas naturais intocadas e é berço da maior cadeia vulcânica do Brasil.
Situado na região oeste do Pará, Itaituba, conhecida nacionalmente como "cidade pepita", por conta da abundância de ouro em seus inúmeros garimpos, jê teve seus dias de glória, chegando a ser reconhecido como o município que mais registrava pousos e decolagens de avião de todo o mundo, no auge da atividade garimpeira.
Na década de 1980, Itaituba foi um imenso mercado do ouro, sendo que as principais ruas da cidade Hugo de Mendonça e Victor Campos, eram repletas de pequenos prédios de compra e venda do minério.
Algumas delas, como as empresas Ouro Minas e D´Gold ,ainda existem no mercado.
Itaituba fica às margens do Rio Tapajós e possui uma variedade de belezas naturais tais como a cachoeira do Bahia, na localidade de Buburé, berço da família Corrêa que fundou a cidade de Itaituba. No centro da cidade permanece o busto do tenente-coronel Joaquim Caetano Corrêa, o fundador.
Matriz de Santana

Em Buburé, em pleno Parque Nacional da Amazônia, são encontrados santuários ecológicos, alguns ainda totalmente inexplorados e preservados. Na localidade existe a maior cadeia vulcânica do Brasil, descoberta por pesquisadores há cerca de dez anos. Outras belezas naturais, como a cachoeira de São Luiz do Tapajós e as praias "do Sapo" e "do Amor" são muito procuradas pelos turistas.
Comercialmente ligada à cidade de Santarém, Itaituba mantém uma linha regular de embarcações que saem todos os dias rumo à cidade vizinha. Para chegar de carro em Itaituba, via Transamazônica, é necessário fazer a travessia em balsas, no porto de Miritituba.
Um dos políticos mais conhecidos e mitológicos de Itaituba foi Bruno Juarez Farias Corrêa, morto em junho de 1997, e que deixou diversas lembranças. Dentre episódios históricos, a cidade foi berço da criação da canção "Cowboy Fora da Lei", de Raul Seixas, que compôs a musica embaixo de um pé de caju, na praia da residência do ex-prefeito Silvio de Paiva Macedo. Em uma turnê pela região de garimpo poucos meses antes de sua morte, Raul Seixas se encantou com a beleza da "Cidade Pepita".

Terminal Hidroviário

A colonização de Itaituba começou nos tempos das expedições européias em águas Amazônicas. Em 1626, passou pela região o capitão Pedro Teixeira, seguido por padres da Companhia de Jesus. Em 1797, Itaituba era conhecida como um lugar de exploração e comércio de especiarias.
A lei provincial nº 266, datada de 16 de outubro de 1854, elevou à categoria de Vila a localidade de Brasília Legal, à qual pertencia Itaituba. Através da lei 290, d 15 de Dezembro de 1856, transferiu a sede municipal para Itaituba. No dia 13 de Dezembro de 1991 o município sofreu desmembramento de suas terras para a criação dos municípios de Trairão, Jacareacanga e Novo Progresso.


Fazenda Maloquinha com pousadas na mata, ótima lugar para descanso

CEP: 68.180-000
Distancia de Belém: 1.626 Km
Tempo estimado de viagem: (de avião) 2 horas
Aceso: Aéreo, fluvial e terrestre

Limites:
Ao norte: Município de Aveiro
A Leste: Municípios Altamira, Rurópolis, Trairão e Novo Progresso
Ao Sul: Município de Jacareacanga
A Oeste: Estado do Amazonas e município de Jacareacanga

CLIMA: As características climáticas do município não diferem muito da região. A temperatura do ar é sempre elevada, com média anual de 25,6º C, e valores médios para as mínimas de 22,5º C

COMUNICAÇÃO:
Operadoras Telefonia Móvel: TIM, Vivo, OI, Amazônia Celular

FESTAS CÍVICAS E RELIGIOSAS
Fevereiro: Carnaval de Rua
Junho: Festival Junino
Julho: Itaverão e Festividade de Nossa Senhora de Santana
Outubro: Feira Agropecuária
Dezembro: Aniversário da cidade

TURISMO:
Patrimônio Histórico: Prédio da Prefeitura Municipal e Igreja Matriz Nossa Senhora de Santana
PONTOS TURISTICOS: Cavernas, cachoeiras, Caverna Paraíso, Lago do Jacaré, Tabuleiro Monte Cristo, Parque Nacional da Amazônia, águas minerais e minero termais

HOTEIS: Apiacás Hotel, Juliana Park Hotel, Plaza Hotel, Hotel Sta. Rita, Hotel Riozinho, Hotel Fazenda (Pousada Maloquinha)
RESTAURANTES: Restaurante do Hotel Apiacás, Peixaria Lívia, Carne de Sol do Netinho, Churrascaria Fabio Junior
BALNEÁRIOS E PRAIAS: Praia do Amor, Praia do Sapo, Praia do Papagaio, Igarapé da Onça, Praia do Paraná - Mirim

POLITICA:
Eleitores: (Novembro 2008) 63.306
Masculino: 32.567
Feminino: 30.691
Não informado: 48

Fonte: OLIBERAL


3 comentários:

  1. Anônimo30/7/09

    Ja estive no hotel fazenda da maloquinha, o lugar é chou, parabéns pelos organizadores desse hotel, onde pude conhecer a família do Pastor Edgar henke, que fundaram e conservaram este lugar até o dia de hoje, parabéns família Henke

    ResponderExcluir
  2. A melhor cidadee quee eu adoroo muitoo... tem muitas coisas maravilhosas, insqueciveis....

    ResponderExcluir
  3. Saudades dessa cidade. Esses dias fiz uma poesia sobre ela. Tá no meu blog.
    Abraços. Visitem . http://prrsoaresamigodedeus.blogspot.com/

    ResponderExcluir