quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Aplicação do Encceja iniciou na última segunda-feira 7

Começaram na última segunda-feira (7) inscrição para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). A prova será realizada em todos os estados do Brasil e os interessados só poderão se inscrever pela internet, no seguinte endereço: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/primeiroAcesso. O prazo de inscrição encerrará no dia 18 deste mês


A primeira prova do teste, que estava programada para o dia oito de outubro, foi  alterada pelo Ministério da Educação porque coincidia com a data do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém. O MEC atendeu um apelo Secretária de Educação, Ana Cláudia Hage, e dos deputados Márcio Miranda e Hélio Leite (DEM), que demonstraram ao Ministro da Educação, Mendonça Filho, a importância do Círio e a inviabilidade da presença dos estudantes paraenses à prova, na data originalmente programada e divulgada nacionalmente. Nesse sentido, a prova do Encceja foi transferida para o dia 22 de outubro.

A prova será aplicada nos horários da manhã e tarde. De acordo com a coordenação local do Encceja, pela manhã, os portões serão abertos às 7h e fecharão às 7h45, e o teste será executado entre oito e 12 horas. No horário da tarde, os portões abrirão às 13h30 e fecharão às 14h45 e a prova iniciará às 14h30 e encerrará às 19h30.

O Encceja é um exame gratuito e de participação voluntária. Podem participar adultos e jovens com idade mínima de 15 anos para candidatos que desejam a certificação no Ensino Fundamental. Já para quem deseja a certificação do no Ensino Médio, a idade mínima deve ser 18 anos, residentes no Brasil ou no exterior. No ato da inscrição o candidato pode optar pela cidade onde irá realizar a prova.

A partir deste ano, com a publicação da Portaria nº 468 de 3 de abril de 2017, os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio não poderão ser utilizados para fins e certificação do Ensino Médio. Dessa forma, o Encceja passa a ser ofertado para participantes que desejam certificar-se no Ensino Médio e no Ensino Fundamental tanto no Brasil quanto no exterior. O participante deverá optar pelo nível de ensino que deseja obter o certificado no momento da inscrição.

Haverá editais específicos para a realização do exame por adultos submetidos a penas privativas de liberdade e adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas que incluam privação de liberdade (Encceja PPL) e para a realização do Exame no Exterior.

No Pará as provas serão realizadas nas cidades de Abaetetuba, Abel Figueiredo, Altamira, Ananindeua, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Conceição do Araguaia, Goianésia do Pará, Igarapé-Açu, Itaituba, Marabá, Marituba, Monte Alegre, Novo Repartimento, Óbidos, Oriximiná, Parauapebas, Piçarra, Prainha, Redenção, Salinópolis, Santa Isabel do Pará, Santarém, São Miguel do Guamá, Tome-Açu, Tucuruí e Xinguara.

Para mais informações acesse o site:


Nenhum comentário:

Postar um comentário