segunda-feira, 14 de novembro de 2016

UPA quando funcionará, quando que a população terá os seus serviços

Unidade de Pronto Atendimento. Foto Gilson Vasconcelos/GV Notícias
A prefeita Eliene Nunes terminará o seu mandato com várias obras paralisada e outras inacabada entre essas obras está a UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO.

Em 1º de março de 2011 na 34ª rua do Bairro Santo Antônio foi feito o lançamento da pedra fundamental para a construção da Unidade de Pronto Atendimento a UPA, pelo então prefeito Valmir Climaco de Aguiar.


O prazo estabelecido para que a obra, que de acordo com a placa, é de classe II e custaria quase um milhão e meio de reais estivesse concluída era de 180 dias, o que significa que deveria ter ficado pronta em 27 de agosto. Porem isso não aconteceu além do que o recurso inicialmente alocado não foi suficiente.

O governo de prefeito Valmir se encerrou e entrou o governo de Eliene Nunes e nele foram feitos alguns aditivos, e muito tempo depois de iniciada a construção, a UPA de Itaituba está praticamente 100% pronta, mas ainda não tem data certa para ser entregue à população. No que se refere ao prédio está tudo pronto. O tempo mais uma vez está passando e atual administração não conseguiu entregar a população a Unidade de Pronto Atendimento que por certo iria ajudar muito o que necessito de atendimento no âmbito da saúde.

Valmir voltará ao comando da prefeitura em 1º de janeiro e caberá agora a ele por um fim nessa espera da população uma obra que foi iniciada por e ele e que certamente será inaugurada por ele.

Como dever funcionar a UPA:

Funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana e poder resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso, ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais. A UPA inova ao oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o usuário chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.


As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário