terça-feira, 22 de novembro de 2016

Temer recebe governadores para discutir saída para a crise nos estados

O presidente Michel Temer vai receber na tarde desta terça-feira (22), no Palácio do Planalto, um grupo de governadores para discutir uma saída para a profunda crise financeira que os estados estão enfrentando no final deste ano.
O rombo nas finanças estaduais tem afetado a maioria das unidades da federação, no entanto, alguns estados estão sem dinheiro até para pagar a folha do funcionalismo. Os casos mais críticos são os do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul.
Mergulhado em uma crise financeira e política, o Rio enviou para a Assembleia Legislativa um duro pacote de medidas anticrise, que prevê, entre outros pontos, aumento da alíquota previdenciária dos servidores, extinção de programas sociais e corte de salários de funcionários públicos.


O projeto do Palácio da Guanabara deve ser discutido nesta terça pelos deputados estaduais sob forte protesto de servidores.
No Rio Grande do Sul, o governador José Ivo Sartori encaminhou nesta segunda (21) ao Legislativo estadual um pacote de austeridade que está sendo tratado como o mais duro da história do estado. O Palácio do Piratini propôs aos parlamentares a fusão de secretarias, a extinção de 11 autarquias, companhias e fundações estaduais e a demissão de até 1,2 mil servidores, entre efetivos e cargos de confiança.
Além disso, o governo gaúcho decretou nesta terça calamidade financeira na administração pública. O decreto autoriza secretários e dirigentes de órgãos e entidades estaduais a adotar medidas “excepcionais necessárias à racionalização de todos os serviços públicos”, com exceção dos serviços considerados essenciais. O Piratini, no entanto, ainda não explicou quais seriam essas medidas e nem de como elas seriam aplicadas.
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, a secretária do Tesouro, Ana Paula Vescovi, e o secretário-executivo da Fazenda, Eduardo Guardia, também irão participar da conversa com os governantes estaduais, que está marcada para as 14h30.
Antes de se reunir com Temer, os governadores fizeram um encontro preliminar na residência oficial do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, para afinar o discurso que irão apresentar ao governo federal.
Segundo a assessoria de Rollemberg, os governadores querem dar prosseguimento ao diálogo com o governo federal e buscar alternativas para equilibrar as contas.
Na semana passada, o Planalto informou, por meio de seu porta-voz, que iria tentar construir na reunião com os governadores uma solução conjunta para fazer o ajuste fiscal.
Alternativas para a crise
O governo federal, que também vem registrando aumento do rombo fiscal em razão, entre outros motivos, da queda na arrecadação e ao aumento de gastos, tem repetido aos governadores que não tem como repassar dinheiro às unidades da federação.
No entanto, a pressão dos governantes estaduais e o risco de quebradeira geral dos estados forçaram o Planalto a, pelo menos, sentar à mesa para avaliar medidas que possam garantir uma fonte de recursos extra para os executivos estaduais.
Uma das alternativas em discussão é o Tesouro Nacional autorizar os estados a arrecadar dinheiro no mercado dando como garantia títulos públicos atrelados, por exemplo, a receitas futuras com royalties do petróleo.
Outra iniciativa gestada em Brasília para tentar arrefecer a sangria nos cofres estaduais é oferecer aos governadores uma renegociação de dívidas que envolva também as previdências públicas.
Na última quinta (17), o chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, disse que a equipe econômica de Temer trabalha um projeto para auxiliar os estados que têm débitos previdenciários.
"O governo federal vai tentar fazer o que fez em 1997 com os estados, que é uma renegociação não da dívida que foi financiada há pouco tempo, mas sim uma renegociação das duas dívidas que os estados têm, como as previdências do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais, que são impagáveis", disse Padilha.
Em junho, Temer fechou um acordo com os governadores para alongar as dívidas estaduais com a União por mais 20 anos que suspende até o fim deste ano o pagamento das parcelas mensais dessas dívidas.
Repatriação
Nesta terça, o relator do projeto que reabre o prazo para repatriação de recursos mantidos ilegalmente no exterior, senador Romero Jucá (PMDB-RR), afirmou que o texto não deve ser votado em plenário, como desejava o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).
Originalmente, o novo prazo iniciaria no dia 1º de fevereiro e acabaria em 30 de junho de 2017. No entanto, o relator da proposta, senador Romero Jucá (PMDB-RR), vai mudar as datas de início para 1º de janeiro e término para 15 de março.
Os governadores pleiteiam uma fatia maior dos recursos arrecadados com a regularização dos recursos. Para Jucá, portanto, é melhor que o texto seja votado após a reunião de Temer com os governadores.
"O Senado não irá votar o projeto que reabre o prazo para repatriação de recursos. Mas entregarei o relatório hoje. É importante aguardarmos o posicionamento do presidente [Michel] Temer com os governadores, que será realizada hoje à tarde", afirmou o peemedebista em sua conta pessoal no Twitter.
"Nós queremos atuar em conjunto, o governo federal tem a consciência que precisa dar apoio aos governos e prefeituras, o momento é um momento de dificuldade", afirmou, depois, em entrevista no Senado.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário