quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Enem 2016 Local de Prova


Cartão e consulta do local de provas do Enem 2016. Os milhares de estudantes em todo o Brasil que se inscreveram para realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2016 já podem consultar onde irão realizar as provas do Exame. O Ministério da Educação – MEC liberou a consulta aos locais através do Cartão de Confirmação de Inscrição, que pode ser feita no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/participante.

As provas do Enem 2016 serão aplicadas em escolas espalhadas por várias cidades brasileiras e diferente das edições anteriores, neste ano devido as eleições municipais as provas serão aplicadas no mês de novembro nos dias 5 (sábado) e 6 (domingo). Os portões dos locais de prova serão abertos ao meio dia (12h00min) e pontualmente fechados as 13h00min e os estudantes serão autorizados a começar a responder as questões às 13h30min. Todos os horários do Enem 2016 obedecem ao horário de Brasília, todos os participantes devem ficar atentos já que estamos no horário de verão e alguns Estados não adotam o referido horário.
Uma das novidades desta edição do Enem é que a consulta aos locais de aplicação das provas do Exame poderão ser realizadas também através do aplicativo oficial do MEC compatível com os sistemas IOS, Android e Windows Phone. Em ambos os meios de consulta o estudante deve informar o número de inscrição do Enem 2016 e o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Local das Provas Enem 2016
O MEC não sinalizou mudanças no formato de aplicação do Enem, então os mais de 8 milhões de participantes responderão a 180 questões de múltipla escolha divididas em quatro provas e também uma prova de redação. No primeiro dia de prova (5 de novembro) os participantes responderão as questões referentes a Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Já no segundo dia de prova (6 de novembro) os participantes devem responder as questões sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e também a prova de Redação.
As provas do Enem 2016 foram elaboradas pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira que também é o órgão responsável por realizar a correção das questões utilizado a TRI ( Teoria de Resposta ao Item). O gabarito oficial do Enem 2016 será liberado até o terceiro dia útil após o último dia de aplicação de provas e poderá ser consultado no site do INEP. Já o resultado individual ainda não tem data prevista para divulgação.
Para realizar as provas os participantes devem comparecer munidos de documento de identificação oficial com foto e caneta de tinta preta feita com material transparente. Vale lembrar que o participante não é obrigado a estar portando o Cartão de confirmação de inscrição e que este também não é aceito como documento de identificação.
As provas do Enem 2016
O Enem é o teste de conhecimentos do MEC que foi criado para estabelecer parâmetros e coletar dados a respeito da qualidade do ensino médio oferecido para os alunos das escolas públicas do Brasil. No entanto, com a implantação de programas como o SISU (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), o Enem ganhou grande importância para os estudantes que pretendem continuar os estudos em instituições de ensino superior.
Os programas citados acima concedem vagas em instituições públicas de ensino superior, bolsas de estudos para cursos de graduação superior em instituições privadas de ensino e também financiamento para quitar mensalidades de cursos de nível superior. Todos os benefícios são concedidos através de processos seletivos que utilizam as notas do Enem.
As notas do Enem 2016 também podem servir para participantes que não concluíram o ensino médio solicitem o Certificado de Conclusão, isto desde que sejam maiores de 18 anos e obtenham uma média mínima de 450 pontos em cada uma das provas de conhecimentos e nota superior a 500 pontos na prova de redação. Estudantes que estiverem cursando os anos iniciais do ensino médio também vão poder realizar as provas do Enem 2016 na condição de “treineiros” apenas para fins de testar os conhecimentos.
Fonte: Enem 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário