segunda-feira, 24 de outubro de 2016

A UNOPAR oferece o curso de Engenharia Civil a Distância no Polo Itaituba

Tatiana Petri SchabarumAlex Cabral acadêmicos do curso de Engenharia Civil pela UNOPAR Polo Itaituba. Foto: Gilson Vasconcelos/GV Notícias
Veja como funciona o curso de Engenharia Civil a distância e onde estudar esta graduação em Itaituba!

A Engenharia Civil está entre as profissões mais bem remuneradas do Brasil e, em parte devido a isto, é também um dos cursos mais concorridos no vestibular, ProUni e Sisu.

Esta é uma das especialidades mais antigas da Engenharia, um ramo dedicado a projetar, construir, gerenciar, manter, reformar e ampliar obras de construção civil, tais como prédios, pontes, viadutos, estradas, barragens e edifícios. O mercado é competitivo e para se destacar é importante investir em uma formação de qualidade.

Em Itaituba mesmo com a existência de algumas faculdades ainda não se tinha uma que oferecesse o curso e devido à grande procura por esta graduação, começaram a ser oferecidos cursos superiores de Engenharia Civil na modalidade a distância (EAD) e através da UNOPAR Polo Itaituba está sendo oferecido o curso de Engenharia Civil a todos que tenham interesse.  Mas será que é possível se tornar engenheiro fazendo um curso a distância? O diploma vale no mercado? Existem faculdades reconhecidas pelo MEC que oferecem esse curso?

A primeira turma do curso de engenharia em Itaituba pela UNOPAR possui 48 alunos, entre esses alguns já possuem outras formações tais como médicos, Engenheira Metrológica, Professores de Física, Professores de Matemática, Administradores, Fiscais da Prefeitura de Itaituba entre outros profissionais.

A acadêmica do curso de engenharia civil polo Itaituba Tatiana Petri Schabarum fala sobre sua expectativa em relação ao curso por ser EAD.
 
Foto: Gilson Vasconcelos/GV Notícias
“ A minha expectativa é muito boa em relação ao curso, porém tem que haver muita participação tendo que fazer de nossas casas uma extensão da faculdade, pois dentro de nossas casas temos os EAD que participamos a distância, as conferências os fóruns, além de todas as aulas presenciais que temos o tutor que pode estar nos auxiliando revisando essas aulas por meio da internet. E um curso bastante inovador e desafiante dentro da modalidade, pois é difícil é desafio para todos nós que estamos no curso. Mas isso faz parte do nosso sonho e estamos todos correndo atrás”.

Para ela o curso é bastante positivo e bem desafiante pois é correr atrás para obter os resultados que a universidade tanto espera de mim. Afirmou Tatiana



O acadêmico Alex Cabral avalia o curso também forma bastante produtiva já que ele feito de forma EAD, pois não importa em estar apenas uma vez na sala de aula, pois todos os dias é preciso estudar em casa.  No curso presencial os alunos vão todos os dias da semana, não é fazendo uma crítica, mas se o aluno esta todos os dias na sala de aula e não se aplicar adequadamente as matérias após as aulas ele não irá obter bons resultados pois não estará assimilando os assuntos que teve em sala de aula. Porém no curso a distância as aulas são apenas uma vez por semana, mas o acadêmico tem que se dedicar todos os dias em sua casa. "O curso vai muito do aluno seja ele presencial ou EAD o acadêmico tem que focar no seu objetivo. Em relação ao curso minha expectativa e as melhores, tenho estudado e me dedicado, pois quero estar entre os melhores". Disse o acadêmico Alex que está no primeiro semestre do  curso.

Foto: Gilson Vasconcelos/GV Notícias
Fernando Dias Engenheiro Civil e Tutor na UNOPAR polo Itaituba  avalia o curso como um sistema novo de aprendizagem de Engenharia Civil por ser EAD e sua  expectativa é bastante grande e por ser engenharia civil a distância e tem percebido passo a passo que dentro do sistema da UNOPAR o curso tem sido levado bastante a sério e vem se  surpreendendo bastante por ter um suporte muito bom, os alunos tem uma carga horaria bem puxada o que obriga o aluno a se dedicar diariamente e não só uma vez por semana. A UNOPAR polo Itaituba tem uma estrutura boa de laboratório e já temos elaborado testes e a aceitação dos alunos vem sendo bastante positiva. “As pessoas descreditam o curso por ser EAD, mas que não levar o curso a sério não conseguirá chegar ao resultado que é de se forma no final, pois o curso de engenharia civil é difícil é bastante puxado depende muito de dedicação e força de vontade”. Afirmou o Professor de Engenharia Civil Fernando Dias.

Para o professor  Fernando  o diferencial do curso a distância para o presencial é que no presencial o curso obriga o aluno está presente  todos os dias o que não significa que ele o aluno esteja participando da aula, já o EAD o aluno tem que buscar dia após dia mais informação pois se não tiver essa dedicação ele não conseguirá acompanhar o curso, ele depende muito ele tem que se esforça mais do que o comum , o acadêmico terá que auto se disciplinar esse é grande diferencial pois  não depende apenas do professor mais sim do aluno.

O sucesso deste sistema que é o EAD e a flexibilidade de horário, mas com disciplina, pois o curso não é uma vez por semana, mas diário e quem quiser realizar o curso pelo sistema e EAD é bastante aconselhável destacou o Engenheiro Civil e Professor Fernando Dias.

Como funciona o curso de Engenharia Civil a distância

Os cursos de engenharia em geral, e o de Engenharia Civil em particular, têm como característica uma quantidade considerável de atividades práticas e de laboratório. Por causa disso, algumas pessoas estranham quando ouvem falar de um curso de engenharia a distância.
Laboratório do Curso de Engenharia Civil nas dependências da UNOPAR Polo Itaituba. Foto: Gilson Vasconcelos/GV Notícias.
A verdade é que o número de cursos de engenharia a distância reconhecidos pelo MEC vem aumentando nos últimos anos e isso é um sinal de que as universidades têm encontrado formas de oferecer um ensino de qualidade, aliando a flexibilidade de aulas remotas com aulas práticas que acontecem nos polos presenciais da instituição.

Com a Engenharia Civil, não é diferente. O curso dura em média cinco anos e capacita o profissional a planejar e gerenciar todas as etapas de uma construção, desde a sua fundação até a restauração de obras complexas.

No curso de Engenharia Civil a distância o aluno acompanha as aulas teóricas por meio do computador, em um ambiente virtual de aprendizagem acessado via internet. Dessa forma, pode organizar seus horários de estudo e conciliar a faculdade com outras atividades. É nesse ambiente também que o estudante pode tirar dúvidas com professores e tutores, interagir com colegas e até mesmo fazer trabalhos em grupo.
Turma de alunos do Curso de Engenharia Civil na UNOPAR Polo Itaituba.

Já a parte prática do curso de Engenharia Civil a distância acontece nos polos de apoio presencial da universidade. Por isso, ao escolher seu curso a distância é fundamental que a instituição tenha um polo de apoio próximo de sua residência. Dessa forma você aproveita uma das principais vantagens do EAD: economia de tempo e dinheiro com deslocamentos. Em Itaituba a UNOPAR possui um polo, que possui estrutura aprovada pelo MEC

As atividades práticas do curso de Engenharia Civil a distância são agendadas com antecedência e podem envolver trabalhos de campo, aulas em laboratórios ou oficinas de aprendizagem. As provas finais, o estágio supervisionado e a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) também são presenciais.

O que se estuda no curso de Engenharia Civil a distância

A grade curricular do curso de Engenharia Civil a distância não é diferente do conteúdo programático da modalidade presencial. Envolve muita Matemática, Química e Física, além de matérias mais específicas, como Topologia, Geotecnia, Estruturas, Fundações e Resistência dos Materiais.

O que se tem dentro curso de engenharia civil no Polo Itaituba

Aulas virtuais com a presença física do tutor
Laboratório a disposição
Conteúdos WEB => Prá teste => Artigos => Pós teste
Fórum Tutor Eletrônico.
Expor situações problemas para desenvolver exercícios sobre diversos temas a área.
Biblioteca Virtual Disponível
Avaliação 1  e Avaliação 2 com trabalhos individuais de pesquisa com datas limites  de início e fim
Avalição presencial 1 e 2
Portfolio acadêmico – interdisciplinar

Seguem algumas das disciplinas mais comuns nos cursos de Engenharia Civil a Distância:

Álgebra Linear
Cálculo
Conforto Ambiental
Desenho de Construção Civil
Desenho Técnico
Eletricidade Aplicada
Ergonomia e Segurança do Trabalho
Estática das Estruturas
Estruturas de Aço, Concreto e Madeira
Fenômenos de Transporte
Física
Fundações e Contenções
Geotecnia
Hidráulica
Instalações Elétricas, Telefônicas e de Lógica
Materiais de Construção Civil
Mecânica dos Solos
Pontes
Gestão de Obras e Projetos
Projeto e Construção de Estradas
Química
Resistência dos Materiais
Saneamento Básico
Topografia
Georreferenciamento

Diploma de Engenharia Civil a distância vale no mercado?

Pela legislação brasileira, um diploma de nível superior obtido em curso reconhecido pelo MEC tem validade no mercado, seja ele na modalidade a distância ou presencial. Portanto, se você fizer um curso de Engenharia Civil a distância reconhecido pelo MEC, seu diploma terá validade.

A modalidade de ensino (presencial ou a distância) é uma informação que não aparece nos diplomas brasileiros de nível superior. O diploma EAD reconhecido pelo MEC vale para comprovar o nível superior em qualquer situação: desde procurar emprego até dar entrada em uma pós-graduação.

Em Itaituba a Universidade do Norte do Paraná UNOPAR Polo Itaituba oferece para você o curso de engenharia civil a distância reconhecido pelo MEC.



Nenhum comentário:

Postar um comentário