domingo, 8 de maio de 2016

Universidades do Pará oferecem 11 mil vagas no Enem

Os estudantes paraenses que se inscreverem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir desta segunda-feira (9) poderão concorrer a mais de 11 mil vagas nas universidades públicas do Estado. 

São exatamente 11.367 vagas ofertadas em 289 cursos de graduação em 43 municípios paraenses oferecidos pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade do Estado do Pará (UEPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

A UEPA adotou o Enem em 2015 como única forma de ingresso à universidade a partir de 2016. Por esse concurso, a instituição disponibilizou 1.710 vagas em 22 cursos de graduação ofertados em 16 cidades paraenses. Ao todo, 74.529 estudantes se candidataram a estas oportunidades de acesso ao ensino superior público.
Além do Prosel, o Programa de Ingresso Seriado (Prise) é outra forma de acesso à Uepa. Porém, com provas específicas. O certame é direcionado a alunos que ainda cursam o ensino médio. Com a adesão do Enem, o Prise 2017 só terá a terceira etapa e será encerrado. A seleção é voltada aos candidatos que realizaram as duas etapas anteriores nos últimos anos.
As inscrições para o Enem devem ser feitas neste site, das 10h do dia 9 até às 23h59 do dia 20 de maio. É preciso ter em mãos o RG, CPF e informar um endereço de e-mail e número de telefone celular para contato. Os candidatos têm que indicar uma opção de língua estrangeira e a cidade onde farão as provas marcadas para os dias 5 e 6 de novembro. 
Os estudantes que cursam o último ano do ensino médio na rede pública estão automaticamente isentos da taxa de inscrição de R$ 68. Já os demais alunos com baixa renda familiar têm que solicitar a isenção e aguardar o aceite do pedido. Quem não for beneficiado com a isenção ou não precisar dela tem até o dia 25 de maio para pagar a taxa nos correios, agências bancárias ou casas lotéricas. Quem recebeu a isenção no Enem 2015 e faltou as provas não terá direito a isenção da taxa este ano.
Em 2016, os candidatos participarão da coleta de impressões digitais no momento da prova para evitar fraudes. Também será possível acompanhar a inscrição e outras informações do exame por meio de um aplicativo para telefone celular. Os estudantes podem ainda fazer simulados online, o primeiro ocorreu no dia 30 de abril. Os próximos serão nos dias 25 de junho, 13 de agosto e 8 e 9 de outubro.

Fonte: ORM News

Nenhum comentário:

Postar um comentário