sábado, 28 de maio de 2016

Seleção de estagiários do MPF prevê reserva de vagas para pessoas com deficiência e sistema de cotas para minorias etnicorraciais


Vagas são em todo o Pará para estudantes do nível médio e de cursos de graduação em direito, arquivologia e engenharia civil

Conforme divulgado pelo Ministério Público Federal (MPF) na última segunda-feira, 23 de maio, o 1º processo seletivo de estagiários realizado pela instituição este ano no Estado prevê reserva de vagas para candidatos com deficiência e sistema de cotas para candidatos autodeclarados integrantes de minorias etnicorraciais. A bolsa é de R$ 850 para estudantes de cursos superiores e de R$ 590 para alunos do nível médio.

As pré-inscrições para o processo seletivo foram abertas às 15 horas desta quarta-feira, 25 de maio, e serão realizadas até as 15 horas de 08 de junho. São vagas em cadastro reserva. Há vagas para estudantes de ensino médio em Altamira, Belém, Paragominas e Santarém. Para alunos de direito há vagas em Marabá, Redenção, Santarém e Tucuruí. Estão sendo oferecidas, ainda, vagas em Belém para os cursos de arquivologia e engenharia civil.

Para fazer a pré-inscrição é preciso acessar o link www.mpf.mp.br/pa/estagie-conosco e selecionar o município no qual o pré-candidato pretende disputar a vaga.

Confirmação e requisitos - Para confirmar a inscrição, de 9 a 21 de junho os candidatos precisarão levar às unidades do MPF os originais e cópias de documento de identidade com foto e do CPF e, no caso dos universitários, versão original ou eletrônica do histórico escolar detalhado e atualizado.

No caso dos estudantes de ensino médio, além de originais e cópias do documento de identidade com foto e do CPF é preciso levar declaração de matrícula expedida e assinada pela instituição de ensino.

Para participar do processo seletivo é preciso estar matriculado em uma das instituições de ensino conveniadas com o MPF (a relação das instituições conveniadas está publicada emwww.mpf.mp.br/pa/estagie-conosco).

Os estudantes de cursos superiores têm que ter cumprido pelo menos 40% da carga horária do curso. Os do nível médio precisam ter concluído o 1º ano do curso e não podem estar cursando o último ano letivo.

Reserva e cotas - Foi reservado o percentual de 10% das vagas que surgirem durante a validade do processo seletivo para estudantes com deficiência, cuja ocupação considerará as competências e necessidades especiais do estagiário e as atividades e necessidades próprias das unidades organizacionais.

O candidato com deficiência interessado deverá anexar à documentação de inscrição laudo médico detalhado expedido no prazo máximo de 90 dias antes do término das inscrições, do qual conste expressamente que a deficiência se enquadra na previsão do art. 3º e seus incisos do decreto nº 3.298, de 20/12/1999.

Na falta do relatório médico ou se o relatório não contiver as informações exigidas no edital, o requerimento de inscrição preliminar será processado como de candidato sem deficiência, mesmo que declarada tal condição.

Também foi reservado percentual de 10% das vagas que surgirem durante a validade do processo seletivo para as pessoas que se declararem participantes do sistema de cotas para minorias etnicorraciais.

Para concorrer por meio desse sistema, o candidato deve efetuar inscrição optando pela participação nesse sistema, nos prazos definidos no edital, e deve assinar declaração específica de opção para participar da seleção por esse sistema e apresentar essa declaração no ato da confirmação de inscrição. O candidato também deve comparecer, quando convocado para a entrevista pessoal, munido de documento de identidade com foto (original) e comprovante de renda familiar.

Detalhes sobre a reserva de vagas para estudantes com deficiência ou para candidatos autodeclarados integrantes de minorias etnicorraciais e sobre inscrição por meio de procurador estão disponíveis no edital do processo seletivo (www.mpf.mp.br/pa/estagie-conosco/2016/1o-processo-seletivo/edital-1o-processo-seletivo-de-estagiarios-do-mpf-no-para-em-2016).

Calendário - As provas serão realizadas em 26 de junho, às 9 horas, e terão quatro horas de duração. Os locais de prova serão divulgados no site do MPF no Pará, no link "Estagie conosco" (www.mpf.mp.br/pa/estagie-conosco). O resultado final e a homologação do concurso estão previstos para serem divulgados em 29 de julho.


Serviço:
Processo seletivo para vagas de estágio de nível médio no Ministério Público Federal
Pré-inscrições: até as 15h de 08/06
Confirmação de inscrições: 09/06  a 21/06
Formulários para pré-inscrições, editais e outras informações: www.mpf.mp.br/pa/estagie-conosco

Ministério Público Federal no Pará
Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário