quinta-feira, 14 de abril de 2016

E o Consórcio Tapajós por onde anda?

Sede do Consórcio Tapajós em Itaituba ( Foto: Gilson Vasconcelos/GV Notícias
Por Jota Parente
Alguém aí dá notícia do Consórcio Tapajós? O que aconteceu que não se ouve mais falar nele?

Criado com muito barulho, com a finalidade de fortalecer esta região nas demandas junto aos entes governamentais de esferas superiores, mas, sobretudo para que os municípios que o compõem chegassem fortes quando esquentar pra valer a discussão sobre contrapartidas da construção da Hidrelétrica de São Luiz do Tapajós, o consórcio que leva o nome do outrora nosso belo rio parece ter definhado.
Após sua criação, houve momentos em que se ouviu falar bastante nele, que chegou a ter algumas boas iniciativas. Mas, parou.

O Consórcio Tapajós é mantido com verba pública oriunda dos cofres dos municípios que o compõem. Logo, deveria ter a preocupação de ser uma entidade transparente. Mas, como cobrar transparência, se isso não existe a partir das prefeituras, que escondem o quanto podem os números?

Esse consórcio, se voltar ao dinamismo inicial, poderá e deverá ser muito importante, tanto na questão das compensações pela hidrelétrica citada, ou seria mais correto dizer hidrelétricas, pois serão várias, quanto para tantas outras demandas dos nossos municípios.

Fica a pergunta: cadê o Consórcio Tapajós?

Nenhum comentário:

Postar um comentário