quinta-feira, 1 de outubro de 2015

"Pará é uma das soluções para a crise do Brasil", diz presidente da ADVB

Durante encontro de empresários paulistas, realizado no auditório do Esporte Clube Sírio, no bairro de Moema, em São Paulo, nesta quinta-feira, 1º, o governador Simão Jatene apresentou as vantagens do Estado para receber investimentos, sobretudo no momento de crise pelo qual o país passa, onde a competitividade é elemento decisivo para futuros investimentos. “Estamos localizados numa das esquinas mais importantes do mundo, que é a do Rio Amazonas com o Oceano Atlântico. Isto coloca o Pará como um dos locais mais privilegiados em relação aos mercados da Europa, América do Norte e da Ásia”, destacou.

O governador relatou ainda que a saída pelo Pará dá aos exportadores três dias de ganho para a Europa e sete dias para a Ásia. “Atualmente, nesse mundo globalizado e competitivo, essas vantagens representam muito. Em relação à logística, o Pará possui os melhores cenários e perspectivas. O que não queremos é ser um corredor de exportação, e por isso temos todo interesse em estabelecer parcerias nos projetos de agregação de valor dentro do nosso território, pois isso estimula outras cadeias produtivas e movimenta a economia. É disso que o país está precisando”, analisou Simão Jatene.
O presidente da ADVB, Latif Abrão Junior, destacou que a participação do governador Simão Jatene no evento ajudou a estimular os empresários presentes a conhecerem mais o potencial do Pará e, mesmo em tempos de desaquecimento da economia, continuarem investindo. “O governador Simão Jatene apresentou o Pará que, por si só, é uma solução para o Brasil. Ao invés de ficarmos chorando as dificuldades que temos, o Pará, representado aqui pelo governador Simão Jatene, vem nos mostrar todas as possibilidades, a força e a capacidade que existe na região Amazônica. Nesse sentido, temos a certeza que se o brasil quiser, a partir de suas próprias potencialidades, tem condições de superar a crise”, afirmou o presidente da ADVB.
Entre as perspectivas de investimento em logística, Jatene citou os estudos em andamento da Ferrovia Paraense, a Fepasa. “Estamos discutindo a construção de uma ferrovia estadual que tem recebido o interesse de investidores e que vai ligar o sul-sudeste do Pará, de Santana do Araguaia até o Porto de Vila do Conde, em Barcarena, num primeiro momento, e posteriormente, até o município de Colares, que tem potencial para receber um porto de grande porte. O Governo de Mato Grosso tem conhecimento deste projeto e o avalia positivamente também. É algo que estamos estudando e temos como avançar muito nesse empreendimento, o que certamente vai tornar o Pará ainda mais atrativo”, comentou Jatene.
Com a crise financeira no país, o Pará lançou um conjunto de medidas para estimular a economia, aumentando a produção e buscando a manutenção dos empregos. “O País não pode entrar nessa de desindustrialização. Isso é extremamente danoso. Temos que avançar, utilizando o nosso potencial. Um exemplo disso é a fruticultura paraense. Com o consumo em crescimento, o mundo está sedento por novos sabores e experiências. Estou convencido que a marca Amazônia pode ser trabalhada. E o mesmo pode ser dito para tantos outros setores. O mundo, mais do que ver, quer viver novas experiências. E o Pará pode oferecer isso com sua diversidade de cenários e belezas naturais”, disse.
Outro exemplo citado por Jatene foi a atividade florestal. A madeira, por muito tempo, viveu o estigma do desmatamento. Porém, hoje, temos floresta de rendimento, com concessões, manejo florestal e uso sustentável. Queremos cada vez menos exportar toras e cada vez mais trabalhar com agregação de valor, como movelaria, por exemplo, o que, inclusive, gera mais renda e empregos”, afirmou Jatene.
Também estiveram presentes no encontro o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), Olavo das Neves; o chefe da Representação do Governo do Estado em Brasília, Ophir Cavalcante Jr.; o secretário Extraordinário para o Programa Municípios Verdes, Justiniano Netto, e o secretário de Comunicação, Daniel Nardin. 
O evento teve, ainda, a participação do secretário de Energia do Governo de São Paulo, João Carlos de Souza Meirelles. Em sua breve fala, antes da apresentação de Simão Jatene, ele destacou que o Pará vem desenvolvendo atividades agrícolas inovadoras. "O Pará foi, no passado, muito criticado pelo desmatamento, mas hoje estamos observando uma outra cultura, um outro momento de sustentabilidade”, destacou Meirelles. 
Fonte: Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário