quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Sessão itinerante da ALEPA será realizada em Itaituba

Alepa
A nova edição do projeto Alepa (Assembleia Legislativa do Pará) itinerante retoma suas atividades no próximo dia 19, por Itaituba, com a realização de sessão especial pela manhã e a tarde, com a sessão ordinária – onde acontecerá votação de requerimentos e projetos de lei. A sessão será realizada no auditório do Sintepp.
Antes, dia 17, a Escola do Legislativo, em parceria com o TCM, inicia o curso “Processos Legislativos”, na Câmara Municipal de Itaituba, e que se estenderá até o dia 19.

Ao mesmo tempo, uma exposição “Nas Trilhas da Cabanagem”com mais de 50 reproduções de imagens, com fotografias do português Augusto Findanza, quadros do italiano Guiseppe Righini e outras ilustrações, estarão à disposição da população em horário comercial para visitação em um local que esta sendo definido.

O projeto “Assembleia Itinerante” foi retomado na gestão do presidente Márcio Miranda em 2013, suspenso em 2014 – devido o ano eleitoral e ganha nesta legislatura uma nova dinâmica.

Em 2013, a Alepa diversos municípios das regiões do Pará, contemplando Marabá, Santarém, Bragança, Breves/Soure, como sedes regionais, onde ocorreram sessões ordinárias e foram visitados mais 20 municípios, localizados em suas proximidades geográficas.
Programação

A agenda de atividades definida é: Quarta (14), pela manhã nas dependências da sede do Sindicato dos Professores – SINTEPP, a sessão especial com a participação dos deputados estaduais, prefeitos, vereadores, representantes do Ministério Público, da Justiça Estadual, de lideranças políticas, sindicais, estudantis, comunitárias, indígenas, de mulheres, e de demais representações da sociedade civil das cidades que compõe a microrregião de Itaituba, na região do Sudoeste do Estado, para indicação e propostas para o desenvolvimento dos municípios da região.

À tarde a partir das 14 h, ainda na sede do SINTEPP será instalado oficialmente em Itaituba o Poder Legislativo Estadual com a realização da sessão ordinária, tendo a prefeita Eliane Nunes (PSD), direito a usar a palavra no início dos trabalhos. Após a palavra dos líderes partidários, a sessão será suspensa para as reuniões das Comissões e retomada em seguida para a votação de requerimentos e projetos de lei constantes da pauta – é comum que matérias de interesse dos municípios tenham prioridade nas discussões e votações a serem realizadas.

O Curso “Processos Legislativos”, que será ministrado pela Escola Legislativa em parceria com o Tribunal de Contas do Município aos servidores da Câmara Municipal de Itaituba, funcionários do Estado na cidade, estudantes e outros interessados inscritos anteriormente. Inicia na segunda (17), nas dependências da Câmara Municipal seguindo pela terça (18). Na Quarta (19), será entregue, no início da manhã os certificados aos participantes com a presença do deputado Márcio Miranda.

O detalhamento da programação, no entanto, sobre deslocamento, realização do curso pela Escola do Legislativo, instalação do Poder Legislativo e a exposição em Itaituba serão informados a partir da chegada na Comitiva Precursora que desembarca na cidade nesta próxima sexta feira (14), para organizar e acertar a presença do Poder Legislativo do Estado em Itaituba.


Com informações da Ascom/Alepa

Nenhum comentário:

Postar um comentário