quinta-feira, 30 de julho de 2015

Itaituba recebe a visita do Cardeal Dom Cláudio Hummes.

A comunidade católica em Itaituba está em festa com a visita do Cardeal Dom Cláudio Hummes. Ele chegou em um voo comercial da Azul na noite de terça-feira (28) e foi recepcionado pelo bispo da Prelazia Dom Wilmar Santin e jovens da igreja católica.

A visita à prelazia de Itaituba tem como motivação, além da aproximação,  observar os grandes desafios enfrentados pela igreja na Amazônia de modo geral, e sensibilizar a igreja no mundo para que cuide dos bens naturais encontrados aqui.


O Cardeal ressaltou que “é também papel da igreja olhar os acontecimentos atuais e se adequar as novas realidades sem perder seus valores ensinados por Jesus Cristo” Destacou que o Papa Francisco em sínodo ocorrido no vaticano, que teve como objetivo dialogar com os prefeitos, que são representantes da sociedade, que é preciso estar atentos as questões climáticas, que é preciso envolver a sociedade nas discursões e decisões dos processos que estão em andamento no mundo que afetam a pessoa humana.

Nas questões ambientais que envolvem a amazônica e mais especificamente esta região D Claudio Hummes, que também é presidente da Comissão dos Bispos para a Amazônia, ressaltou que “o povo, que a sociedade deve tomar mão da sua própria história” e não permitir que esta terra seja tratada somente como exploração de energia, soja e gado, pois as pessoas que vivem aqui, as populações tradicionais e o meio ambiente não podem fazer papel secundário; e a igreja tem papel importante no fomentar dessas discursões. Dom Cláudio Hummes é o segundo presidente da Comissão dos Bispos para a Amazônia, que tem doze anos de criação.

Na agenda do Cardeal a cidade, que deve ser estender até o sábado 1º de agosto, teve a celebração de uma missa às 7h da manhã de terça-feira na Catedral de Santana; na sequencia às 10h da manhã aconteceu uma entrevista coletiva com a Imprensa local; e a noite as 19h30 o Cardeal vai celebrar uma missa na igreja do Bom Remédio, na cidade alta.

Ainda está sendo organizada uma visita de Dom Claudio Hummes a uma aldeia indígena da região. A assessoria da Prelazia de Santana ficou de confirmar a Imprensa desta visita.  

Perguntado sobre os desafios que a igreja enfrenta com relação ao pastoreio dos fiéis e a carência de padres para assistir as comunidades o cardeal respondeu que “essa é uma grande preocupação devido o crescimento populacional em todos os países e de modo particular na Amazônia onde nem todas as comunidades possuem clero. Em conversa com o Santo Padre já se pensa em investir em diáconos casados que possam estar mais presentes presidindo essas comunidades já que o processo de ordenação de um padre é muito mais demorado”.

Dentre outros assuntos, Dom Claudio falou da questão do trabalho escravo não só na Amazônia, mas em âmbito mundial, tomando como base a grande parcela de colaboração que a igreja tem dado, muitas vezes pagando um preço muito alto, citando a morte de missionários, a irmã Dorhoty Stang, como exemplo, que morreu defendendo as causas sociais. “A igreja precisa participar mais, estar mais envolvida ajudando o povo a dar passos certos” concluiu.

D Claudio Hummes marca a história religiosa de Itaituba como o primeiro cardeal a visitar a cidade, porém já esteve aqui e na região na década de 1980, quando ainda padre.


Filho de Pedro Adão Hummes e Maria Frank Hummes, Dom Cláudio nasceu em 8 de agosto de 1934, na cidade de Montenegro (RS). Foi ordenado sacerdote em 3 de agosto de 1958, em Divinópolis (MG), pertencendo à Ordem Franciscana dos Frades Menores.

Fonte: Ascom PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário