quarta-feira, 24 de junho de 2015

Itaituba sedia 18ª Reunião do Comitê Gestor do Programa Municípios Verdes

A 18ª Reunião do Comitê Gestor integra a programação da Semana Municipal do Meio Ambiente, aberta nesta segunda-feira em Itaituba
O município de Itaituba, no oeste do Estado, sedia nos dias 24 e 25 de junho a 18ª Reunião do Comitê Gestor (COGES) do Programa Municípios Verdes (PMV). O evento, promovido pela coordenação do PMV e pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), faz parte da programação da Semana Municipal do Meio Ambiente, aberta na última segunda-feira, 22, no Hotel Apiacás, e que este ano é pautada no tema “Trilhas do Tapajós: Perspectivas socioambientais para a sustentabilidade”.

Diferente do que vinha sendo feito nas últimas reuniões, esta edição do COGES será realizada em dois dias. No primeiro (24) serão relizadas as reuniões temáticas, divididas em cinco grupos de trabalho, que debaterão temas os seguintes temas: Novo Código Florestal, Fundo Amazônia, Cadastro Ambiental Rural (CAR), Desmatamento e Capacitações. “Serão reuniões específicas, nas quais teremos mais tempo para construirmos e avançarmos no debate de ações e metas, e também de avaliação das ações do governo do Estado no âmbito de cada um desses temas. Tudo o que for debatido será apresentado na plenária principal”, comenta Camilla Miranda, coordenadora de articulação institucional do PMV.
Também no dia 24 haverá uma reunião interna dos membros do Comitê Gestor com o intuito de avaliar o andamento do Programa Municípios Verdes nos últimos anos e definir o foco e as estratégias para os anos de 2015 e 2016. À noite será exibido o documentário "Amazônia Sociedade Anônima", que mostra o papel fundamental da floresta para o futuro do clima e da economia do Brasil, abordando temas como o desmatamento ilegal, a regularização fundiária e as obras de infraestrutura executadas sem o devido estudo de impacto ambiental.
No dia 25 acontecerá a plenária principal, que contará com a presença de representantes do poder público, Ministério Público Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), além de representantes dos municípios participantes, organizações não governamentais e sociedade civil. Neste dia a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) fará a entrega de licenças ambientais para produtores da região.
Durante a plenária principal será aberto um espaço para apreciação do cumprimento das metas do PMV e do Ministério Público Federal por municípios que fazem parte do Programa e também será apresentado o projeto de fortalecimento da gestão ambiental na Região do Xingu.
“A reunião do COGES é um momento esperado por todos os atores envolvidos com a questão do meio ambiente e da sustentabilidade, pois consolidou-se como palco de grandes debates e discussões que contribuem para o avanço do Estado. Por isso, desde 2014, nos propomos a realizar, de maneira intercalada, reuniões nos principais polos do interior do Estado, para que os representantes regionais tenham mais voz e participem mais ativamente de todo o processo de construção dessa agenda ambiental do Pará”, finaliza Justiniano Netto, secretário extraordinário de Estado para coordenação do Programa Municípios Verdes.
A organização da 18ª Reunião do Comitê Gestor estima a participação de cerca de 150 pessoas, entre prefeitos e secretários municipais de toda a região.
Fonte: Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário