quinta-feira, 28 de maio de 2015

No Pará, servidores do Detran entram em greve

Os servidores do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) entraram em greve por tempo indeterminado nesta quinta-feira (28), em todo o Pará. Em Belém, os trabalhadores estão concentrados, com faixas e cartazes, em frente aos portões da unidade localizada na avenida Augusto Montenegro.

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Trânsito do Estado do Pará (Sindtran), Élison Oliveira, 25% do quadro funcional mantêm os serviços na capital paraense, como emissão de carteiras de motoristas e agendamento de exames. No interior, esse percentual é de 20%.
A categoria reivindica o reajuste do auxílio alimentação de R$ 786,25 (reposição de 25%); diárias de R$ 180 (reposição de 33,33%); equiparação da gratificação do risco de vida dos fiscais com a PM, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros em cumprimento à Lei Estadual vigente e aos acordos firmados e isonomia da Gratificação de Trânsito (GT). Na pauta social, os servidores pedem a revisão da Lei de Reorganização/ Reestruturação Administrativa do Detran; a realização de concurso público neste ano, fim da terceirização dos serviços públicos, entre outras questões.
"As condições de trabalho estão precárias e precisamos ter meios para ampliar a capacidade de atendimento do Detran e Ciretrans. Não são apenas os servidores que são prejudicados, mas a própria população é afetada com isso. O governo não pode mais ignorar essa situação", declarou Oliveira.
A greve foi aprovada pela maioria dos 1.350 servidores do quadro efetivo do órgão durante a assembleia geral realizada no último dia 22. A paralisação das atividades mobiliza os servidores lotados na sede do órgão em Belém e também nas 49 Circunscrições de Trânsito (Ciretrans) existentes no interior do estado. De acordo com o movimento grevista, os servidores farão um protesto em frente ao prédio do Centro Integrado de Governo (CIG) na manhã da próxima sexta-feira (29).
Fonte: G1 Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário