sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Sespa recomenda aos municípios ações no Dia D da dengue

O Dia D de Combate à dengue e à febre chikungunya em todo o País está marcado para este sábado (7). Trata-se de uma recomendação do Ministério da Saúde (MS) para que as secretarias estaduais incentivem as gestões municipais a mobilizarem a população que reforce as medidas de prevenção, mesmo com a queda de 59% nos casos de dengue e 40% nas mortes provocadas pela doença no Brasil em 2014.

Desse modo, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informa que os municípios paraenses têm livre arbítrio para fazer suas próprias mobilizações. No cenário nacional, o Pará vem registrando uma redução gradativa dos casos de dengue. O balanço de 2014 mostra que as ocorrências caíram 62% na comparação com o ano anterior, conforme demonstra o 13º Informe Epidemiológico sobre a Situação da Dengue no Pará em 2014, divulgado pela Coordenação Estadual de Controle da Dengue.
De janeiro a dezembro de 2014 foram confirmados 2.996 casos da doença, dos quais 26 foram de dengue com sinais de alarme e outros quatro casos de dengue grave. Em 2013, 7.958 pessoas foram oficialmente diagnosticadas com dengue. Em relação às mortes, foram ainda confirmados quatro óbitos por dengue no Pará em 2014, sendo de uma pessoa residente em Oriximiná (ocorrido em São Luís), outro de Altamira e os demais residentes em Ananindeua e em Vitória do Xingu. Em 2013 foram oito mortes.
Os seis municípios com maior número de casos confirmados em 2014 foram Parauapebas (510), Senador José Porfírio (407), Belém (365), Oriximiná (197), Altamira (183) e São Félix do Xingu (174). Os dados de 2015 ainda não estão disponíveis, por conta da manutenção do Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, que atua interligado às secretarias estaduais e municipais de Saúde para o monitoramento permanente de casos.
O Informe da Sespa chama a atenção dos profissionais de Saúde e do público em geral para a nova classificação para os casos de dengue (dengue, dengue com sinais de alarme e dengue grave), proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS), adotada pelo Ministério da Saúde desde março de 2014 e compartilhada por secretarias estaduais e municipais de Saúde. 
Os itens substituem a classificação anterior: dengue clássica, dengue com complicações e dengue hemorrágica. “Considerando que os casos que tiveram o início dos sintomas no final de 2013 têm 60 dias para serem encerrados no Sistema de Informação de Agravo de Notificação (Sinan), teremos no decorrer deste ano o sistema convivendo com as duas classificações”, pontua o documento. 
A Coordenação Estadual orienta as Secretarias Municipais de Saúde a informarem em 24 horas a ocorrência de casos graves e óbitos suspeitos de dengue.  Para a confirmação de óbitos por dengue é necessária a investigação epidemiológica com aplicação do Protocolo de Investigação de Óbito do Ministério da Saúde, que prevê exames laboratoriais específicos, em laboratórios credenciados do Estado, como o Laboratório Central (Lacen), e no Instituto Evandro Chagas (IEC), que são preconizados pelo Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério para o correto encerramento de casos graves e óbitos no Sinan.
Inverno e chuvas
Em plena época de chuvas no Pará, o risco de contrair dengue é maior. Por isso, a Sespa alerta a população sobre os cuidados necessários para prevenir a doença, como a retirada de objetos que possam acumular água nas ruas e quintais, como pneus e copos descartáveis, de folhas e outros materiais, além da limpeza de calhas, para evitar água parada e impedir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. 
Quando há necessidade, equipes da Sespa orientam os municípios para manter a doença sob controle, uma vez que não é função da Secretaria Estadual ir às ruas chamar a atenção da população. Essa missão é delegada às secretarias municipais, que devem executar o bloqueio imediato da transmissão, nas localidades ou bairros que notificam casos; elaborar e colocar em prática atividades de educação e comunicação, visando à sensibilização da população para o problema; articular com órgãos municipais de saneamento e limpeza urbana ações para a melhoria da coleta e destinação adequada do lixo, e manutenção das atividades de rotina no combate ao mosquito transmissor.
Febre chikungunya
O vírus da febre chikungunya também está controlado e não há registros de transmissões ocorridas dentro do Estado. O departamento de Endemias da Sespa alerta que a preocupação com esse vírus é semelhante ao que se deve ter com o da dengue. Para ambas as doenças o tratamento é apenas paliativo, de suporte e de correção de sequelas. Logo, é preciso diminuir a incidência do mosquito transmissor.
Dos 64 casos notificados do vírus em 2014, apenas 16 foram confirmados pelo IEC. Esses casos aconteceram em pacientes oriundos da Guiana, Caribe e Oiapoque, que manifestaram sintomas durante passagem pela capital paraense e que evoluíram para a cura, mediante assistência da Secretaria de Saúde de Belém (Sesma), com apoio da Sespa. A febre Chikungunya é causada por um vírus do gênero Alphavirus e transmitida por mosquitos do gênero Aedes. Os sintomas da doença são semelhantes aos da dengue – febre alta, dor muscular e nas articulações, cefaleia e exantema – e costumam durar de três a dez dias.
Fonte: Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário