segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Padres casados são aceitos no Vaticano


Um grupo de novos padres anglicanos que se converteram à Igreja Católica no Reino Unido estão causando polêmica. A discussão levantada é sobre a não obrigação de adotar o celibato, ao contrário do que se exige dos sacerdotes originalmente católicos.
Com isto, a Igreja Católica está permitindo que pessoas que já são pais se tornem padres. O celibato, imposto no século 12, simboliza o "triunfo do espírito sobre a carne". A premissa é de que apenas a dedicação total à Igreja faz um padre.
A possibilidade de dispensa no Reino Unido teve o objetivo de reforçar os quadros católicos num país em que o catolicismo é minoria. No entanto, há limites para a dispensa.
A regra para sacerdotes anglicanos está em vigor desde 2009, chancelada pelo então papa Bento 16. Uma decisão que surpreendeu por causa do perfil conservador do pontífice alemão, e que muitos analistas de Vaticano viram como uma manobra para atrair para a Igreja anglicanos insatisfeitos com algumas decisões mais polêmicas de seu ramo do cristianismo, em especial a ordenação de bispos homossexuais.
O papa Francisco tem recebido diversos pedidos para reavaliar a posição da Igreja Católica em relação ao celibato. Por não ser um sacerdote da ala mais conservadora da Igreja, não será surpresa se a não obrigação do celibato entrar em pauta para discussões definitivas nos próximos anos.
Fonte: DOL, com informações da BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário