sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Paraense terá de adicionar 9 na frente dos números de celular

Usuários de telefonia móvel do Pará precisarão atualizar suas agendas de contatos a partir desde domingo (2), quando os números de celulares do estado ganharão um 9 adicional. Para a funcionária pública Flávia Figueira, a mudança será feita aos poucos. "Eu lembro que houve uma época em que os telefones fixos do Pará começavam com 2, depois inseriram o 3 no começo. A gente se adapta, até porque é um único número, é só inserir o 9. Vou consertar a agenda um a um, na medida em que for ligando", relata.

Além do Pará, a mudança afeta 20 milhões de consumidores nos estados do Amapá,Amazonas, Maranhão, Pará e Roraima. A alteração foi autorizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para permitir a oferta de novos números de celular, e já vale para São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Em uma cooperativa de táxis de Belém que opera através de call-center a mudança também vai ser gradual: os atendentes irão atualizar os cadastros conforme os clientes forem ligando para solicitar algum dos quase 200 carros da empresa. "Trabalhamos por cadastro, então de acordo com quem for ligando nós vamos atualizar", explica o funcionário Victor Hugo.

Mudança
A partir da 0h de Brasília do dia 2 do próximo domingo, os usuários devem discar 9 antes dos outros oito dígitos quando forem fazer chamadas para celulares dos cinco estados. O mesmo vale para o envio de mensagens de texto (SMS).

Não vai haver mudança nos números dos telefones fixos. Mas as chamadas que partirem desses aparelhos, para celular desses estados, também vão precisar do acréscimo do nono dígito.

De acordo com a Anatel, vai haver um período de transição, até o dia 11 de novembro, em que tanto as chamadas com oito quanto com nove dígitos, para aqueles estados, serão completadas. A partir do dia 12 de novembro, as chamadas com oito dígitos passarão a ser interceptadas e o usuário vai ouvir uma mensagem sobre a mudança. Nesta fase, fica a critério da operadora completar a ligação.

A partir de 10 de fevereiro de 2015, a mensagem de orientação não será mais ouvida e apenas as chamadas com o nono dígito serão completadas.

No caso das mensagens de texto, o convívio duplo vai acontecer apenas até 11 de novembro. A partir de 12 de novembro, vão funcionar apenas com o nono dígito. De acordo com a agência, as operadoras vão oferecer aplicativos para que os usuários façam a correção de suas agendas telefônicas. Esses aplicativos, porém, só funcionam em smartphones.

Restante do país
Anatel (Foto: Reprodução Globo News)A Anatel informou que, até 2016, todos os celulares do país terão o nono dígito. Essa medida foi tomada devido à escassez da oferta de novos números em grandes centros, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro. E vai ser estendida ao restante do Brasil para padronizar os números e evitar confusão.

O cronograma prevê a implantação do nono dígito em AlagoasPernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí a partir de 31 de maio de 2015. Em 11 de outubro do ano que vem, começa a valer em Minas GeraisBahia e Sergipe.

A última fase de implantação acontece em 2016, mas ainda não tem data definida. Ela vai atingir os estados do ParanáSanta CatarinaRio Grande do SulRondôniaAcreGoiásTocantins,Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, além do Distrito Federal.

Para implantar o nono dígito apenas em São Paulo, Rio e Espírito Santo, as operadoras tiveram que investir cerca de R$ 380 milhões. Nos cinco novos estados, ela vai custar R$ 58 milhões.

Fonte: G1 Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário