quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Governo federal convida povo Munduruku para reunião sobre consulta prévia

  
Governo federal convida povo Munduruku
para reunião sobre consulta prévia

O governo federal, através da Secretaria-Geral da Presidência da República, realiza nos dias 2 e 3/9, na aldeia Praia do Mangue, município de Itaituba (Pará), reunião com representantes de entidades, aldeias e lideranças do povo Munduruku.  O objetivo é apresentar a proposta de consulta aos povos indígenas que vivem na bacia do rio Tapajós sobre possíveis projetos de empreendimentos na região.

Na ocasião será definida a forma que a consulta deve ser realizada, conforme a Convenção 169, da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e de acordo com decisão da Justiça Federal de Santarém (PA).  A iniciativa do governo federal visa pactuar um processo que possibilite ampla informação e participação das comunidades  que possam ser, direta ou indiretamente, impactadas pelos empreendimentos.



Convite

O Governo Federal convida os representantes do Povo Munduruku, abaixo listados, para participar de reunião, a ser realizada em Itaituba/PA, na Aldeia Praia do Mangue, nos dias 02 e 03 de setembro de 2014, tendo início às 10 horas.

·         Associação Indígena Pusuru
·         Associação Indígena Pahayh’s
·         Movimento IperegAyu
·         Cacique Geral do Povo Munduruku
·         Praia do Mangue
·         Praia do Índio
·         KM 43
·         São Luiz do Tapajós
·         Pimental

Essa reunião tem como objetivo apresentar a proposta de consulta sobre possíveis aproveitamentos hídricos da bacia do Tapajós, definindo junto com os senhores (as) a forma que a consulta deverá ser realizada, de acordo com a Convenção 169 da OIT e conforme decisão da Justiça Federal de Santarém – proc. 3883-98.2012.4.01.3902.

PAULO ROBERTO MARTINS MALDOS
Secretário Nacional

Secretaria Nacional de Articulação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário