quinta-feira, 14 de agosto de 2014

BEC fala em nota a imprensa sobre a execução dos trabalhos de pavimentação da Transamazônica


A prefeita Eliene Nunes está acompanhando de perto os tramites do trabalho e esteve recentemente, no dia 7 de agosto, em Santarém conversando com o Coronel Menezes do 8º BEC.

Um militar entregou na quarta feira (13) à Imprensa local uma nota relatando todo o processo de trabalho que envolveu a Rodovia Transamazônica no trecho urbano do município de Itaituba, bem como explica o trabalho que será realizado agora. Segundo a nota transcrita na íntegra pela equipe da ASCOM-PMI os trabalhos iniciarão no final do mês de agosto, constando os seguintes serviços:

"reciclagem de toda a base, com adição de brita e piçarra, com o objetivo de aumentar a capacidade de suporte do pavimento; drenagem superficial, incluindo meio-fio e sarjetas em pontos específicos; e revestimento asfáltico em Tratamento Superficial Duplo (TSD) com banho diluído ( não será CBUQ ). Esse tipo de revestimento asfáltico consiste na aplicação de 2 (duas) camadas de brita e 2 aplicações de emulsão asfaltica. Apesar de ser essencial para a durabilidade dos serviços, conforme esclarecido anteriormente, não está prevista a execução de drenagem pluvial, pois essa situação exigiria a elaboração de projeto de drenagem específico, não sendo, portanto, objeto de Planos de Conservação Rodoviária."

Segue a nota na íntegra:




NOTA À IMPRENSA

Sobre a execução dos trabalhos de pavimentação da BR-230/PA, trecho urbano em Itaituba/PA, o 8º Batalhão de Engenharia de Construção (8º BEC), informa o seguinte:
a.       Histórico

Até setembro de 2013, o DNIT tentou licitar por 2 (duas) vezes um CREMA (Contrato de Reabilitação e Manutenção) para a pavimentação em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) dos 7,0 Km do trecho urbano da BR-230/PA, em Itaituba-PA. Ambas as licitações não tiveram êxito.

Por meio de um Instrumento de Parceria, o DNIT solicitou ao Departamento de Engenharia e Construção (DEC), do Exército, que o 8º BEC, sediado em Santarém/PA, executasse, naquela oportunidade, serviços emergências de conservação da estrada, a fim de minimizar as precárias condições de tráfego do trecho da BR-230, no perímetro urbano da cidade de Itaituba/PA. O repasse dos recursos necessários à execução da obra ocorreu no mês de dezembro, início do período chuvoso, impedindo que os serviços fossem concluídos ainda no verão de 2013. O 8º BEC iniciou os trabalhos de imediato, executando, até o mês de março de 2014, todos os quantitativos de serviços previstos (exceto a sinalização horizontal, pela impossibilidade de aplicação no revestimento asfáltico existente), dentro do prazo do Plano de Trabalho.

Os principais serviços previstos no Plano de Trabalho de Conservação Emergencial  eram de tapa-buraco, remendo profundo e capa selante com brita “zero”. Esses serviços visavam apenas a melhoria das condições da rodovia, jamais serem a solução definitiva da rodovia. A vigência Plano de Trabalho era de 13 de dezembro de 2013 a 13 de março de 2014.

O trecho urbano da rodovia apresenta problemas críticos de drenagem pluvial, uma vez que várias áreas lindeiras da BR-230/PA possuem cotas mais elevadas que o nível da estrada, fazendo com que esses pontos sofram acúmulo de água e, consequentemente, deterioração prematura do revestimento asfáltico.

b.      Situação Atual
      Em 2014, o 8º BEC foi, novamente, acionado pelo DNIT para elaborar um novo Plano de Trabalho de Conservação Rodoviária Emergencial, enquanto aquele Órgão elabora o projeto executivo da solução definitiva para o mesmo trecho. Esse Plano de Trabalho foi encaminhado à Unidade Local do DNIT em Itaituba/PA, tendo sido publicada a sua aprovação pelo DNIT ao Diário Oficial da União, de 1º de agosto de 2014. Foi repassado ao Exército o valor correspondente ao Plano de Trabalho aprovado, no montante deR$ 6.732.213,43 (seis milhões setecentos e trinta e dois mil duzentos e treze reais e quarenta e três centavos). O Batalhão iniciou a sua mobilização para o local dos serviços, com o transporte dos materiais para instalação do canteiro e a manutenção dos equipamentos e das viaturas. Em paralelo, realiza os procedimentos licitatórios para a aquisição dos insumos destinados à execução da obra. Os trabalhos estão previstos para serem iniciados no final do mês agosto de 2014.

No Plano de Trabalho aprovado estão previstos os seguintes serviços, em toda a extensão dos 7 km do perímetro urbano de Itaituba: reciclagem de toda a base, com adição de brita e piçarra, com o objetivo de aumentar a capacidade de suporte do pavimento; drenagem superficial, incluindo meio-fio e sarjetas em pontos específicos; e revestimento asfáltico em Tratamento Superficial Duplo (TSD) com banho diluído ( não será CBUQ ). Esse tipo de revestimento asfáltico consiste na aplicação de 2 (duas) camadas de brita e 2 aplicações de emulsão asfaltica. Apesar de ser essencial para a durabilidade dos serviços, conforme esclarecido anteriormente, não está prevista a execução de drenagem pluvial, pois essa situação exigiria a elaboração de projeto de drenagem específico, não sendo, portanto, objeto de Planos de Conservação Rodoviária.*


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