sexta-feira, 18 de julho de 2014

Datafolha: Dilma continua na dianteira, mas 2° turno é o calcanhar de Aquiles da presidente

Pesquisa do Datafolha publicada ontem (17) à noite, realizada em 15 e 16 de julho, revela que, em avaliação de 1° turno, não há significativa mudança no humor do eleitor desde a pesquisa imediatamente anterior do instituto (1 e 2 de julho).

Abaixo os resultados obtidos pelos três principais candidatos ao planalto:
Shot 010
Abaixo a média histórica das pesquisas Datafolha, desde fevereiro de 2014, que demonstra a preocupante queda de Dilma Rousseff, a lenta ascensão de Aécio Neves e o passo trôpego de Eduardo Campos:  

Shot 012
Abaixo os resultados obtidos pelos demais candidatos em 15 e 16 julho:
Como o percentual obtido por Dilma Rousseff (36%) é o mesmo obtido pela soma dos demais candidatos (36%), é possível afirmar que haverá 2° turno, e é aí que reside o perigo para a reeleição da presidente, pois o percentuais obtidos, nas duas simulações, pela presidente, cada vez mais são aproximados àqueles conseguidos pelos seus contendedores, como demonstra a média histórica abaixo, desde 20.01.14 até 15.07.14.
> Cenário de 2° turno com Aécio Neves:
Shot 013 
> Cenário de 2° turno com Eduardo Campos:
Shot 014
Os dois cenários acima desenham um trilátero que se vai fechando. Faz-se necessário que a campanha da presidente Dilma encontre uma fórmula capaz de romper o movimento das semirretas que marcham para se encontrarem em um vértice que lhe poderá ser fatal.

A presidente não possuirá giro de manobra anguloso para estancar a tendência do trilátero do 2° turno, se não romper a inércia em que se quedou a sua intenção de voto em 1° turno.

Pesa em seu favor, para o influxo, o tempo de televisão que o seu arco de aliança dispõe, que é de fartos 12 minutos, contra apenas 4 minutos de Aécio Neves e mero 1 minuto e meio de Eduardo Campos.

Em seu desfavor, para o fluxo, está a sua rejeição, que estoura a casa dos 30% e estaciona mesmo sobre a sua carenagem eleitoral (intenção de votos: 36%; rejeição: 35%), como abaixo se vê:

Shot 015
Aos que torcem contra a presidente, ainda não há motivos para festas; aos que dobram os sinos por ela, ainda não os há para auto flagelação. As águas ainda vão rolar e ainda há muita palha de cana para voar.

O Datafolha ouviu 5.377 eleitores nos dias 15 e 16 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais. O  número de registro no TSE é BR-00219/2014.

Os infográficos são de Páffaro, para a Folhapress.

Nenhum comentário:

Postar um comentário