quinta-feira, 15 de maio de 2014

O município de Itaituba foi inserido na Agenda de Desenvolvimento Territorial

A AGENDA QUE TRARÁ AO MUNICÍPIO REPRESENTANTES DE DIVERSOS MINISTÉRIOS ACONTECERÁ ENTRE 5 E 7 DE JUNHO.

O município de Itaituba foi inserido na Agenda de Desenvolvimento Territorial (ADT) que está sendo construída pelo governo federal em cooperação com os municípios do Consórcio Intermunicipal do Tapajós. Está reunião que acontecerá entre os dias 5 e 7 de junho em Itaituba foi umpedido da prefeita Eliene Nunes, onde serão evidenciadas as demandas de Itaituba e os demais municípios que compõem o consórcio (Jacareacanga, Aveiro, Rurópolis, Trairão e Novo Progresso), principalmente, nas questões de regularização urbana e rural.

Neste evento, estão confirmadas a participação de representantes do Ministério do Planejamento, Ministério da Cultura, Ministério da Educação, Ministério da Saúde e Ministério do Desenvolvimento Agrário, além da Secretaria Geral da Presidência, Secretaria do Patrimônio da União e BNDES. Trata-se de um espaço democrático aberto aos conselhos de classe, entidades e empresários de Itaituba e região.

As Agendas de Desenvolvimento Territorial (ADT) fazem parte do Programa de Apoio ao Planejamento e Gestão Municipal em parceria do Ministério do Planejamento com a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.


As ADTs além doo fortalecimento dos PPAs federal, estaduais e municipais como instrumentos de planejamento e gestão, buscam também aprofundar a cooperação federativa para o desenvolvimento territorial, a partir do mapeamento, nos estados e municípios, das estratégias de desenvolvimento em andamento e do conjunto de intervenções públicas e privadas. A ideia é potencializar os impactos sociais positivos das iniciativas e contribuir para a construção de um Sistema Nacional de Planejamento que contribua com a redução das desigualdades sociais e influencie novos ciclos de investimento.

A Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) vem realizando essas reuniões de planejamento com o objetivo de discutir a implementação da Matriz de Ações do Programa Territórios da Cidadania, a Estratégia de Gestão Territorial e a definição dos projetos do Programa Nacional de Infraestrutura de Territórios Rurais - PROINF.


Ascom-PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário