terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

OAB acompanha investigações de assassinato de advogada no Pará

Leda Marta Lucyk dos Santos, diretora tesoureira da subseção de Itaituba da OAB, no Pará, foi assassinada no sábado (22). A advogada de 40 anos foi morta juntamente com a filha, de 10 anos, e uma funcionária de sua loja de roupas. A principal linha de investigação é de crime passional. A OAB acompanha o trabalho da polícia. Jarbas Vasconcelos, presidente da OAB-PA, expressou suas condolências à família da advogada e decretou luto de três dias pela morte.

O presidente também viajou ao município para acompanhar as investigações, além de designar uma comissão composta por três advogados que ficará de plantão na cidade. A Ordem dos Advogados do Brasil acompanha o caso de perto para evitar a impunidade do caso –desde 2011, sete advogados foram mortos no Estado, além de diversos casos de ameaça e de agressão.

Marcus Vinicius Furtado Coêlho, presidente do Conselho Federal da OAB, manifestou repúdio pelo crime. “É uma situação bárbara, cruel e que exige uma investigação célere para que o responsável pelo crime não saia impune”, afirmou. “Os casos de violência contra as mulheres alcançam números estarrecedores em nosso país e isso precisa parar.”

Além de seu trabalho na Ordem, Leda era procuradora do município. Toda a diretoria da subseção em que ela trabalhava é composta por mulheres. Segundo Fernanda Marinela de Sousa Santos, presidente da Comissão Especial da Mulher Advogada do Conselho Federal da OAB, o episódio de violência chocou toda a classe de advogados. “Perdemos mais uma mulher, uma grande profissional, advogada de destaque em seu meio”, afirmou. “É uma grande perda para família, amigos, para aqueles que ela representava e para toda a classe.”
O crime
Leda Marta Lucyk dos Santos foi morta à facadas na manhã de sábado, dentro de uma loja de roupas da qual era dona. A filha de Leda, Hannah, e uma funcionária do estabelecimento, Taynara Siqueira, morreram da mesma forma. Os corpos foram encontrados por uma tia de Taynara. A polícia prendeu provisoriamente o ex-marido de Leda, que também é advogado, como mandante do crime. Segundo amigos de Leda, ele já a havia ameaçado.

Fonte: OAB 

Nenhum comentário:

Postar um comentário