terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Justiça defere pedido de prisão temporária do suposto executor do assassinato da advogada Leda Marta

IMG-20140224-WA00241_350x263
Após terem se passados dois dias do assassinato da advogada Leda Marta, a cidade de Itaituba continua de luto. Hoje, 24, nenhum escritório de advocacia abriu as portas. No final da tarde, familiares e amigos da advogada foram às ruas e fizeram uma grande caminhada para protestar mais uma vez contra a onda de violência que assola o estado do Pará.


Segundo dados da OAB-PA, desde 2011 até hoje, este é o sétimo advogado, vítima de pistolagem, de crime de mando no estado. Segundo o vice-presidente da Ordem, Alberto Campos, que concedeu entrevista coletiva no final da manhã de hoje, na sede da OAB-PA, o crime chocou toda a classe, por causa da violência com que aconteceu, mas a Ordem está cumprindo seu papel. “Assim que soube do crime, o presidente da Ordem, Jarbas Vasconcelos viajou imediatamente para Itaituba. O nosso papel é acompanhar, diligenciar e cobrar das autoridades policiais, celeridade no andamento da investigação para este tipo de crime. É importante principalmente dar o maior esforço na investigação, nas primeiras 72 horas.”

Investigação
IMG-20140224-WA0037_350x263Até o momento, a polícia trabalha apenas com uma linha de investigação: a de que o ex-marido de Leda, o também advogado Altair dos Santos, seria o mandante do crime. Ela também já descartou a hipótese de que as imagens que mostram um homem entrando e saindo da loja, sejam do namorada da funcionária da loja assassinada.
Segundo Jardel Guimarães, superintendente regional da Polícia Civil de Itaituba, o ex-marido da advogada chegou a ser ouvido em depoimento e depois foi liberado.

Ao analisar as imagens de uma câmera de segurança de uma loja que fica nas proximidades, a polícia conseguiu identificar o suposto executor. Nas imagens, aparece um homem de boné e de camisa de mangas compridas entrando no estabelecimento. Ele seria um ex-presidiário, de nome Dejacir Ferreira Souza (foto ao lado), mais conhecido por “snuf". “A polícia tem um vídeo onde as imagens mostram desde a entrada até a saída e o percurso que ele (o suposto executor) fez na calçada e é um bom vídeo, nítido, que permite perfeitamente identificar quem é. Mostra inclusive onde ele comprou a faca”, esclarece Alberto.

suposto_executor_itaituba_reduzidaA polícia já está de posse dos documentos e emails que demonstram que ele (Altair) estava ameaçando a advogada. A policia também tem uma testemunha ocular, que identificou com certeza a pessoa que seria o executor dos crimes. Essa testemunha presenciou quando o suposto homicida entrou na loja. “Pela sequência de mortes, realmente ele entrou lá para matar a nossa colega, a nossa advogada depois é que entrou a funcionária já em outro momento, quando a funcionária chegou lá, ele já havia assassinado tanto a advogada quanto a filha e ela entrou depois, bateu lá e ele abriu a porta e teve que concluir o trabalho.”, declarou Alberto.

O Crime
IMG-20140224-WA00401_263x350O crime aconteceu no último sábado, (22), pela manhã. Segundo a polícia, o homem entrou na loja Belíssima Moda Íntima, por volta das 9h e passou 32 minutos dentro do estabelecimento. Suspeita-se que ele tenha assassinado a advogada, Leda Marta Lucyk dos Santos, 40 anos, diretora-tesoureira da subseção da OAB em Itaituba, diante da filha, Hannah Estela, 10 anos, que foi morta em seguida. Essas ações teriam sido executadas em vinte e dois minutos. Ainda de acordo com a polícia, a funcionária chegou e, ao sair do quarto, o assassino a viu. Por ter visto o rosto do assassino, Taynara Siqueira também foi executada.
Os corpos foram encontrados por uma tia da funcionária da loja, que sentiu falta da sobrinha que costumava chegar cedo aos sábados e não estava atendendo o celular. Ao chegar à loja, a tia viu os corpos e chamou os bombeiros. Os corpos foram encontrados em um quarto, localizado entre a loja e a cozinha do prédio. Leda foi esfaqueada seis vezes, Hannah foi morta com três facadas e Taynara foi golpeada ao menos nove vezes. Alguns móveis estavam fora de lugar, o que indica que houve luta corporal entre o assassino e as vítimas.

ALTAIR_DOS_SANTOSLeda Marta tinha 40 anos e há dez vivia em Itaituba. A filha dela Hannah Estela, tinha 10 anos. Os corpos de advogada e da sua filha foram levados e sepultados em Palotina, no interior do estado do Paraná. O corpo da jovem Taynara Siqueira foi encaminhado para a localidade de Fordlândia, no município de Aveiro.
Punição ao advogado
Caso seja comprovado, de forma inequívoca que o advogado Altair dos Santos foi o mandante deste crime ele responderá por processo e, certamente a OAB irá suspender, caçar sua carteira por se tratar de uma das faltas mais graves que pode cometer o advogado: um crime. Neste caso, a pena máxima é a exclusão da advocacia.
A polícia já pediu a prisão temporária do advogado Altair dos Santos - suposto mandante do crime.
Ouça aqui o áudio com a entrevista do presidente da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos sobre o assassinato da advogada Leda Marta
Fotos: Divulgação

Fonte:  OAB Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário