sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Moradores de Pimental querem que a comunidade seja de Itaituba

Na manhã de quinta-feira (8), representantes da comunidade de Pimental  estiveram reunidos no Gabinete da prefeita Eliene Nunes.  Nesta reunião também se fizeram presentes, o Deputado Federal Dudimar Paxiúba, o presidente da câmara municipal de Itaituba o  vereador Wescley Tomaz, os vereadores Diomar Figueira, Dadinho Caminhoneiro e Célia Martins, além da procuradora do município Nayá Fonseca.

O que moradores de Pimental buscaram nesta reunião o apoio da prefeita Eliene para que ela  ajude a comunidade e se desmembrar do município de Trairão, uma vez que em toda a comunidade está sendo feito uma abaixo assinado  para fortalecer  ainda mais este pedido de Pimental, que historicamente sempre recebeu assistência da prefeitura de Itaituba.


A questão dos limites territoriais de Itaituba vem produzindo um problema social com o município. Um exemplo dessa questão é a comunidade de Pimental distante 75 Km de Itaituba que possui uma população estimada em quinhentas famílias que tem sua base econômica firmada na pesca artesanal e na agricultura familiar. De direito, a comunidade pertence ao município de Trairão, mas a Prefeitura de Itaituba é quem atende as demandas dos seus moradores com serviços essenciais, como, por exemplo, posto de saúde, escola de ensino fundamental, entre outros.

Diante disso, a comunidade passou a pertencer de fato ao município de Itaituba tendo com este, profundos vínculos socioculturais, históricos e econômicos construídos ao longo de décadas. Diante disso, os nativos pleiteiam há muito tempo uma revisão territorial, pois, querem na questão do “pertencimento” fazer parte da área territorial de Itaituba. Com esta pauta, muitas reuniões já foram realizadas na comunidade, mas agora, os moradores querem que os serviços públicos continuem a ser ofertados pela prefeitura de Itaituba, como, por exemplo, o ensino fundamental.

Depois de muito dialogo ficou acordado que na próxima terça-feira (12) haverá uma sessão especial na Câmara Municipal, onde serão tratados assuntos referentes à comunidade.

Eliene Nunes disse que essa questão faz parte da sua agenda de governo e que não vai medir esforços para que se chegue a um consenso, pois, trata-se de uma questão bilateral já que envolve também o município do Trairão. A questão dos limites territoriais é complexa, pois, envolve município, estado e união, e nesse contexto, a revisão territorial seria um importante passo para resolver essa situação.


Ascom-PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário