sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Audiência pública discute novo marco regulatório da garimpagem

Uma Audiência Pública  realizada ontem (24) na quadra de esportes da Escola Antônio Gonzaga Barros localizada no Bairro de Bom Remédio, pautou o Marco Regulatório da Mineração. A audiência reuniu mais de 400 garimpeiros, representantes de cooperativas e de empresas mineradoras, prefeitos de Itaituba (Eliene Nunes), Trairão (Danilo Miranda) e Novo Progresso (Osvaldo Ramanholi). Contou com a participação do promotor de justiça do Ministério Público Estadual Maurim Vergolino, bem com, dos deputados federais Wandenkolk Gonçalves (PSDB-PA), Lira Maia (DEM-PA), Cleber Leite (MA) e José Priante (PA).

Os direitos dos garimpeiros de todo o País estarão assegurados no novo Marco Regulatório da Mineração (MRM), a legislação que está sendo criada para regulamentar as atividades do setor mineral brasileiro Na audiência, os garimpeiros entregaram a “Carta de Itaituba”, documento em que apresentam propostas ao projeto de lei do MRM, que tem como relator o deputado federal Leonardo Quintão (PMDB-MG), também presente à sessão.

O maior temor dos garimpeiros é ser impedidos de exercer legalmente a atividade. Pelo projeto do governo já que a concessão de lavras só pode ser concedida às cooperativas de garimpeiros ou a mineradoras, não a pessoa física. Na carta, os garimpeiros reivindicam que os direitos minerários poderão ser concedidos também a empreendedores individuais de pequeno e médio porte.

Neste evento, a prefeita Eliene Nunes disse que a audiência foi uma grande oportunidade para garimpeiros e mineradores pautarem questões funcionais, principalmente em relação às Permissões de Lavras Garimpeiras (PLGs). Já o secretário de meio ambiente Walfredo Junior ressaltou que o texto do relatório apresentado pelos parlamentares abrange apenas as grandes empresas mineradoras e que o garimpeiro não pode ser excluído desse novo marco regulatório.













Mais fotos no facebook do Blog GV
Fonte: Ascom-PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário