domingo, 4 de agosto de 2013

O significado da Fé (para sua reflexão)

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem” (Hebreus 11:1)

No Evangelho de Marcos, o Senhor Jesus Cristo exorta os homens a depositarem a sua fé em Deus. “Tende fé em Deus (Marcos 11:22).

O que é a fé?
A fé é a capacidade dada por Deus aos homens, com o propósito destes acreditarem na Sua existência e nas Suas promessas. “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e que é galardoador dos que o buscam (Heb 11:6).


Deus criou o homem com a total capacidade de liberdade, o que implica que o homem pode exercer o seu livre arbítrio, aceitando ou rejeitando Deus e a Sua Palavra. Desta escolha dependerá o seu futuro eterno. “Porque Deus enviou o Seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê Nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado; porquanto não crê no nome do Unigénito Filho de Deus (João 3:17-18).

“Tende fé em Deus” foi a mensagem de Jesus aos homens. “Porque sem fé é impossível agradar a Deus (Heb 11:6).

Se os filhos não confiarem nos pais, esta atitude não agrada aos seus progenitores. Assim, aqueles que não confiam em Deus não podem agradar-lhe.
Tendo em mente que só a fé plena em Deus lhe é aprazível, é meu propósito desenvolver o maravilhoso tema da fé.

De volta à pergunta?
O escritor da epístola aos Hebreus responde de acordo com o ponto de vista de Deus: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem (Heb 11:1). Como é possível acreditar em algo que não se vê e cuja concretização é somente futura? As Escrituras Sagradas ensinam que a fé se desenvolve ouvindo a Palavra de Deus (Rom 10:17).

A Palavra de Deus é o meio mais poderoso que o Espírito Santo usa para revelar ao coração do crente as coisas misteriosas e sublimes de Deus. Todo aquele que deseja conhecer as coisas de Deus deve amar profundamente a Sua Palavra, relacionando-se intimamente com ela, buscando nela a sabedoria para entender tudo o que se refere à fé. “Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo” (Apoc 1:3). “Ora estes (os de Beréia), foram mais nobres do que os que estavam em Tessalónica, porque de bom grado receberam a Palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim. De sorte que creram muitos deles, e também mulheres gregas da classe nobre, e não poucos varões” (Actos 17:11). O apóstolo Paulo exorta o seu filho na fé, Timóteo, escrevendo-lhe: “Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem” (l Tim 4:15-16). “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem tens aprendido, e que desde a tua meninice sabes as Sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.Toda a Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra” (II Tim 3:14-17).

Assim por meio da leitura, meditação e estudo da Palavra de Deus, a nossa fé é enriquecida e fortalecida e, desse modo, ficamos mais sensíveis e receptivos à Voz do Espírito Santo.
A Bíblia ensina que o justo, ou os que foram justificados pela fé em Jesus Cristo, vivem pela fé (Rom 1:17).

O que significa viver pela fé?
Vejamos o que a Palavra de Deus diz sobre este assunto: “Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia, porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória muí excelente; não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas… Pelo que estamos sempre de bom ânimo, sabendo que, enquanto estamos no corpo, vivemos ausentes do Senhor” (ll Cor 4:16-18; 5:6-7), porque andamos por fé, e não por vista. “Porque em esperança somos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará? Mas se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos” (Rom 8:24-25).

Fé e incredulidade
O apóstolo Tomé não estava presente quando Jesus apareceu, após a ressurreição, pela primeira vez aos discípulos. Estes quando se encontraram com Tomé disseram-lhe: “Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos e não meter o dedo no lugar dos cravos, e não meter a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei. E oito dias depois estavam outra vez seus os discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco. Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e mete-a no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente. Tomé respondeu e disse-lhe: Senhor meu e Deus meu! Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram” (João 20:25-29). 

Os ímpios dizem: “Eu sou como Tomé, só acredito no que vejo”. Infelizmente, não são como Tomé, porque Tomé vendo, creu. Mas os ímpios, apesar de verem as evidências da existência de Deus, por exemplo nas obras da criação, teimam em não acreditar.

Os justos não precisam de ver, nem de apalpar, nem sequer de sentir para acreditarem que a Bíblia é a Palavra viva do Deus vivo e Todo-Poderoso. Todo aquele que nasce de novo pelo poder da Palavra de Deus e do Espírito Santo recebe a mente e o Espírito de Cristo e, por consequência, consegue pela fé exercer a capacidade espiritual de ver para além do que é material, físico e temporal. Os justos conseguem ver, à semelhança de Moisés, que “pela fé deixou o Egipto, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível” (Heb11:27).

O apóstolo Pedro faz esta declaração espantosa: “Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo; ao qual, não o havendo visto amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso” (I Pedro 1:7-8).

A certeza eterna da fé
Dou graças a Deus porque embora nunca tenha visto Jesus, o conheço intimamente e o amo de todo o meu coração. Não conheço ainda Jesus fisicamente. Nunca vi o seu rosto, mas acredito convictamente Nele e sei que tenho o gozo glorioso de ter comunhão com Ele. Não há nada mais precioso do que conhecer Jesus espiritualmente e experimentar o seu amor que excede todo o entendimento. Só os que conhecem Jesus desta forma podem testemunhar desta bendita e maravilhosa realidade: “Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis os seus juízos, e quão inexcrutáveis os seus caminhos” (Rom 11:33).

Quando lemos o capítulo 11 de Hebreus ficamos extasiados ao verificar que todos aqueles homens e mulheres viveram pela fé sem necessitarem de ver no imediato as coisas acontecer; simplesmente acreditaram na Palavra de Deus e obedeceram. Muitos deles, diz o texto sagrado: “… Morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra” (Heb 11:13). “Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual pelo gozo que lhe estava proposto suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à dextra de Deus” (Heb12:1-2).

Uma vez ouvi do saudoso irmão Dr. José Dias Bravo esta declaração acerca da fé: “Fé é acreditar no inacreditável, é crer no impossível, é ver o invisível”.

O crente fiel não anda à procura de visões sobrenaturais para basear nelas a sua fé. Isso fazem os espíritas, contudo diante de Deus a sua fé é vã. Nós cremos porque a Palavra de Deus é a Verdade, e isso, basta-nos para basearmos nela a nossa fé.

Pela fé, o crente tem a capacidade de atingir espiritualmente as regiões celestiais e por intermédio do seu Sumo Sacerdote, Nosso Senhor Jesus Cristo, entrar no Santuário de Deus para o adorar em espírito e em verdade, na beleza da sua Santidade e Majestade.

Pela fé o crente vê o seu futuro eterno e glorioso, reinando eternamente com Jesus no Seu Reino imutável e indestrutível, onde finalmente será, para sempre, estabelecida a justiça, a paz, a verdade, o amor e a felicidade.

Pela fé o crente tem a certeza que em breve vai ver Jesus face a face, contemplando o seu rosto santo e imaculado.

Pela fé o crente sabe que Jesus vai voltar para transformar o seu corpo abatido, para ser conforme o Corpo glorioso de Cristo, incorruptível, imortal, espiritual, celestial, eterno e perfeito. “E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: tragada foi a morte na vitória” (I Cor 15:54-55).

Pela fé o crente sabe que a sua cidade está no céu e que lá não haverá mais sofrimento, porque: “Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor” (Apoc 21:4).

Pela fé o crente sabe que é filho de Deus. E sendo filhos, somos herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo. Aleluia! Pela fé o crente sabe que tem a Vida Eterna. (I João 5:11-13).
“Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé” (I João 5:4).« Tende fé em Deus».
 
Fonte: Refrigerio

Nenhum comentário:

Postar um comentário