sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Urnas começam a ser transportadas no Pará

Em Belém, o embarque das urnas eletrônicas que serão utilizadas para a votação no segundo turno das eleições, começou ontem (28). O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) se encarregou de fazer o envio das urnas.

A equipe começou a carregar os caminhões com as urnas por volta de 8h. Cerca de três mil urnas foram armazenadas e serão distribuídas hoje nos locais de votação de Belém e Ananindeua. No total, trinta caminhões foram disponibilizados para o transporte, sendo dois caminhões para cada zona eleitoral. As exceções ficam por conta das 30ª e 43ª zonas, onde são utilizados quatro caminhões.

O trabalho foi rápido e sem grandes dificuldades para os trabalhadores. Por volta de 9h, 416 urnas já haviam sido embarcadas. Após o carregamento, os caminhões eram lacrados e guardados no pátio do galpão. Hoje, a partir das 7h, eles começam a se deslocar para levar as urnas aos locais de votação. O transporte será feito até amanhã.

DESLOCAMENTO
Funcionários do TRE acompanharão o deslocamento das urnas. Segundo Sidney Ferreira, supervisor técnico do TRE, algumas zonas optam em fazer um teste assim que a urna chega. “Algumas zonas fazem uma triagem, verificam a energia, a bateria da urna”, exemplifica. Porém, o supervisor garante que todas as urnas já foram testadas antes do envio.

Os testes ocorreram no período de 20 a 24 de outubro. Ferreira conta que, no segundo turno, o procedimento de preparo é bem mais simples que no primeiro turno, quando é necessário dar carga na urna e inserir o sistema. “Desta vez só é preciso habilitar o aplicativo do segundo turno”, diz.

Além do lacre nos caminhões e da equipe que faz a vigilância do local, a segurança é reforçada pela Polícia Militar, através de rondas para garantir a segurança dos equipamentos. Outra medida de segurança é a impressão da “zerésima” antes de iniciar a votação. “Isso garante que não tem computado nenhum voto na urna para nenhum candidato”, afirma o supervisor. Cada zona também possui uma contingência de urnas extras (15% do total de urnas de cada zona).

As urnas eletrônicas utilizadas nos municípios do interior – aproximadamente 16 mil urnas - já estão em suas respectivas zonas. Ferreira explica que serão utilizadas as mesmas urnas do primeiro turno. “As urnas que foram enviadas permanecem nas cidades e lá mesmo são preparadas para o segundo turno”.

Com informações de Diário do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário