segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Eleitores do Pará voltarão às urnas para eleger Governador no 2º turno


Jatene consegui 1.720.631 votos, enquanto Ana Júlia obteve 1.267.981


Ana Júlia concorre a reeleição e Simão Jatene tenta voltar o governo após comandar o Pará entre os anos de 2002 a 2006.

Em entrevista ao Portal ORM, o presidente nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ophir Cavalcante Junior, diz que quem ganha com o segundo turno é o eleitor paraense. 'É muito importante agora que os candidatos continuem debatendo as propostas para o Pará para que o eleitor conheça de forma mais profunda as propostas de cada um', opina.


Já em relação aos eleitos para o Senado, Ophir lamenta a indefinição. 'Sabemos que agora serão eleitos os que foram mais votados, sem contar com os dois candidatos que estão subjúdice, mas se o Ficha Limpa não for aprovado para essas eleições, eles poderão ser eleitos, essa indecisão me entristece'.

Jatene - PSDB:

Filho de um imigrante libanês com uma nordestina, Simão Jatene nasceu em Belém mas foi criado em Castanhal. Se formou em Economia pela Universidade Federal do Pará e fez mestrado na mesma área na Universidade de Campinas (SP).

Em 1982, participou da primeira eleição direta para governador depois da ditadura militar. Já ocupou cargo de secretário de Planejamento do Estado em dois governos e secretário geral do Ministério da Previdência, quando participou da criação do Ministério da Reforma Agrária. Em 1988, foi um dos fundadores do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira). Também já foi secretário de Produção.


Foi eleito governador do Pará em 2002. Quatro anos depois, tentou se reeleger ao Governo do Estado. Nas eleições de 2010, Simão Jatene é candidato pela coligação Juntos com o Povo, formada pelos partidos PSDB, PPS, DEM, PMN, PRP, PSDC, PRTB.


Ana Júlia - PT:

Ana Júlia Carepa é formada em Arquitetura pela Universidade Federal do Pará. Após quase 10 anos na militância sindical, ingressou na carreira política em 1992, quando foi eleita vereadora em Belém.


Em 1995, Ana Júlia se elegeu deputada federal e em 1996 foi vice-prefeita de Belém na chapa de Edmílson Rodrigues. Em 2000, foi novamente eleita para ocupar uma vaga na Câmara Municipal de Belém como vereadora.

Em 2002, se tornou a primeira mulher senadora pelo Pará. Chegou ao maior cargo do executivo estadual em 2006, quando foi eleita com 54,93% dos votos, em segundo turno, governadora do Pará.


Ana Júlia é candidata pela coligação Frente Popular Acelera Pará, formada pelos partidos PT, PR, PSB, PC do B, PP, PDT, PTB, PSC, PRB, PV, PHS, PTC, PT do B e PTN.

Folha de São Paulo / ORM 

Nenhum comentário:

Postar um comentário