quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

IPVA: desconto para placas de final 01 a 31 até dia 12

Uma boa notícia aos proprietários de veículos é que este ano o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) sofreu um decréscimo de 12,13%, ocorrido graças a desvalorização dos veículos de um ano para o outro, apurada anualmente pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) que calcula o valor do imposto a ser cobrado.

Dayse Murgueitio, coordenadora do IPVA da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefa), explica que como estímulo aos motoristas e proprietários de veículos foi criado pelo Governo do Estado uma política pública intitulada IPVA Cidadão, que concede descontos que variam de 5% a 15% a motoristas que não cometeram nenhum tipo de infração.

Murgueitio lembra que a primeira data de vencimento do IPVA Cidadão aos veículos com final de placa de 01 a 31 que tem licenciamento junto ao Detran no dia 12/03 é dia 12 de janeiro e o vencimento com base nos descontos não é prorrogado. “Se passar do vencimento o motorista perde o benefício do IPVA Cidadão”.

O pagamento do imposto também poderá ser feito, sem desconto, em até três parcelas iguais, mensais e sucessivas, através do site da Secretaria da Fazenda, no Portal de Serviços, confira o link abaixo. www.sefa.pa.gov.br


Débitos vencidos até 2009 poderão ser parcelados em até 8 vezes ou se estender a 36 parcelas dependendo da análise econômico-financeira realizada pela Sefa.

Outra novidade é em relação aos veículos roubados. Murgueitio informa que desde abril de 2009 os contribuintes que tenham seus veículos roubados ou furtados não precisam efetuar pedido formal de remissão do imposto junto a Sefa já que o registro é feito de maneira automática no sistema fazendário.

>> Descontos concedidos pelo benefício

15%: desconto concedido a motoristas que não cometeram nenhuma

infração nos últimos dois anos.

10%: desconto concedido a motoristas que não cometeram nenhuma

infração no último ano.

5%: desconto concedido a motoristas nas demais situações.

IPVA Cidadão: retirado no site da Sefa ou no Posto de Atendimento na avenida Gentil Bittencourt 2566, entre as avenidas José Bonifácio e Castelo Branco. Horário de funcionamento: das 8h às 14h.


www.sefa.pa.gov.br



Diário do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário