terça-feira, 17 de novembro de 2009

Eleições 2010: Almir e Jatene se reúnem no DF

Almir Gabriel e Simão Jatene vão finalmente se encontrar amanhã, em Brasília, para discutir os rumos do PSDB do Pará. Após anos de rompimento, o encontro se tornou obrigatório depois que a crise interna acabou caindo no colo da cúpula nacional do partido. O encontro entre os dois ex-governadores será mediado pelo senador Sérgio Guerra, presidente nacional do PSDB. A outra ponta do triângulo, o senador Mário Couto, ainda pré-candidato ao governo do Estado, prefere analisar partidariamente o encontro: “a unidade partidária está acima de qualquer desavença. Espero que esta semana possamos chegar a um consenso”, completa.

A disputa pela candidatura do PSDB no Estado se arrasta desde a polarização de pré-candidaturas, quando Simão Jatene e Mário Couto se lançaram ao posto. No início de outubro, Almir Gabriel surpreendeu a todos colocando seu nome na disputa. Desde então as decisões passaram a ser tomadas em Brasília, com a mediação dos caciques tucanos. Simão Jatene já se reuniu com toda cúpula do partido, desde Sérgio Guerra até o senador cearense Tasso Jereissati.

Na primeira reunião que deputados aliados de Jatene tiveram com o presidente do partido em Brasília, fixou-se a data de 25 de outubro para a definição do candidato ao Governo. O prazo passou e os aliados do ex-governador ficaram agoniados. Alguns, como o deputado federal Wandenkolk Gonçalves, chegaram a anunciar a decisão da cúpula tucana: “está decidido, será o Jatene o nosso candidato”.

Na semana passada, nova notícia dava conta de que estaria definida a chapa do PSDB para a disputa de 2010, com Almir Gabriel como candidato ao Governo e Simão Jatene concorrendo a uma vaga para o Senado. A notícia foi peremptoriamente desmentida, tanto por Jatene quanto por seus partidários.

Finalmente, os líderes tucanos parecem ter conseguido juntar água e óleo: os dois foram obrigados a se sentar frente a frente, para decidir, “em nome da união partidária”, quem será o próximo candidato ao Governo do Pará pelo PSDB.

Diário do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário