sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Itaituba 153 Anos : Cultura da Cidade

Itaituba possui uma cultura tipicamente regional, que visa manter acesso os costumes, hábitos, crenças e tradições. Nesse contexto são realizados festivais folclóricos como o carimbo, dança típica da região, carnaval de rua e festas juninas.
A Feira Agropecuária, que ocorre em meados de setembro, merece um registro especial pela sua organização, beleza de seus rodeios e pela capacidade de arregimentação do povo da região.

Vale destacar as comemorações alusivas à semana do índio, à padroeira da cidade – A Senhora de Santana - em 26 de julho e o aniversário do município, em 15 de dezembro - que tem como seu fundador o Ten Cel. Joaquim Caetano Correa.

Todavia, o aspecto que mais caracteriza a cultura Itaitubense é a sua culinária, que tem influências portuguesas, africanas, francesas e, principalmente, a indígena. A culinária é baseada em pratos de peixes da região, acompanhados pela tradicional farinha d'água e do picante e aromático molho no tucupi.

Os pratos mais conhecidos são a caldeirada de tucunaré, tambaqui, e outros peixes cozidos em postas com grande quantidade de tempero; peixes moqueados na brasa, acompanhados de farinha, pimenta e molho vinagrete; pirarucu à casaca, à milanesa, ao escabeche, ao leite de côco ou seco, à portuguesa - semelhante ao preparo da bacalhoada - são outras opções.

Entre os pratos populares, destacam-se o tacacá, semelhante a uma sopa e servido em cuias rústicas, e o pato no tucupi que é vendido pelos diversos vendedores que encontram se na orla da cidade.

A cidade oferece, também, uma grande variedade de produtos artesanais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário