quinta-feira, 9 de julho de 2009

Senado regulamenta profissão de mototaxista

O projeto demorou oito anos para ser aprovado pelo Congresso e nesse meio-tempo, o número de motos nas ruas e estradas brasileiras só aumentou. Hoje há mais de 12 milhões de motos rodando no Brasil e pelo menos 2,5 milhões de motoboys e mototaxistas.

O projeto aprovado pelo Senado na noite desta quarta-feira (08)estabelece uma idade mínima de 21 anos para exercer a profissão. Além disso, é preciso ter habilitação para motocicletas há pelo menos dois anos e aprovação em exame específico.

O projeto também regulamenta a atividade de moto-vigia, que é o segurança motorizado e cria regras para a atividade de motoboy como, por exemplo, o uso de coletes com refletores e a instalação de antenas corta-pipa nas motos. Os itens de segurança obrigatórios para os mototaxistas e passageiros serão definidos pelo Conselho Nacional de Trânsito.

"Com o serviço legalizado, com certeza vai aumentar a segurança pública para os usuários e também para os profissionais que estão trabalhando com serviço de mototáxi", afirma o Senador Expedito Júnior (PR-RO).

O serviço de mototaxi terá que ser autorizado pelas Câmaras de Vereadores. O engenheiro, especialista em transporte, Jaime Waisman lembra que em uma cidade como São Paulo em médias duas pessoas morrem por dia em acidentes de moto.


Jornal da Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário