A Área de Proteção Ambiental Bom Jardim, na estrada do Bis vem apresentado mortandade de peixes, fato que vem provocado a curiosidade de muita gente. Técnicos da Secretaria Municipal de Mineração e Meio Ambiente já estiveram na área levantando a situação.
Segundo a fiscal ambiental de Meio Ambiente da Semma, Erotildes Santos Rodrigues, já foi feito um estudo preliminar, onde foi constatado que no Igarapé bom Jardim, ocorreu oxidação da água, causando asfixia dos peixes. Embora ainda não tenha saído um diagnostico definitivo da causa, Erotildes suspeita que o problema possa estar sendo causado pelo barro que foi colocado para evitar as enchentes constantes, que impedia a trafegabilidade.
Além do mais, o local onde os peixes estão aparecendo mortos é uma área de refluxo, e de acordo com o levantamento da Semma, não foram encontrados peixes mortos em outros trechos do Igarapé, apenas na parte em frente próximo ao aterro. Os peixes que já foram encontrados mortos são das espécies Arraia, Cujuba, Mandi e Branquinha, com tamanhos que variam entre 10 a 80 centímetros.
A APA foi criada em 1999, no entanto pelos monitoramentos que a secretaria vem realizando no Igarapé Bom Jardim, não houve nenhum outro indicio de impacto ambiental que possa ter contribuído para a mortandade dos peixes, a não ser a oxidação das águas. Para comprovar ou não se o barro esta sendo a causa da oxidação das águas do Igarapé Bom Jardim, a Semma já coletou solo para analise laboratorial
Ascom-PMI
Nenhum comentário:
Postar um comentário