quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Pará ainda tem 500 mil analfabetos

A secretária de Educação do Pará, Iracy Gallo, informou que o estado tem 500 mil pessoas analfabetas e que o Fórum de Secretários Municipais deve se articular para apoiar a campanha contra o analfabetismo, lançada nesta quarta-feira (18), em Belém, no Hangar -Centro de Convenções.Ela disse que só com a colaboração de toda a sociedade é possível superar o analfabetismo no Pará.
"Ainda temos cerca de 500 mil pessoas analfabetas e, para isso, precisamos de muita colaboração, e o fórum é o local ímpar para que isso aconteça", disse a secretária.

Iracy Gallo disse que o Fórum de Secretários teve avanço, desde que foi implantado em fevereiro de 2007. Um deles foi o plano de formação de docentes, que prevê a oferta de cursos de graduação e pós-graduação de 41 mil professores da Rede, ainda sem formação. "É fundamental nós capacitarmos e formarmos os trabalhadores da educação, em especial, os professores", enfatizou.

A secretária de Educação também explicou como o Fórum se estruturou nas últimas edições, com a realização de quatro encontros durante o ano de 2008, ocorridos em alguns municípios do estado, e disse que a intenção é que os debates com os municípios se fortaleçam ainda mais em 2009.

"Esse ano vamos fazer com que estas discussões não fiquem somente em Belém, mas circulem em todo o Estado e aqui mesmo vamos definir qual será o próximo local", disse Iracy Gallo.

Transporte escolar - Implantado em fevereiro de 2007, pela Secretaria de Educação, com o objetivo de discutir com os dirigentes municipais os principais problemas da educação e pactuar soluções em regime de colaboração entre Estado, Governo Federal e Municípios, o Fórum já conseguiu avançar em diferentes pontos considerados críticos na área da educação, como a elaboração de uma política de transporte escolar e a estruturação dos Conselhos Municipais de Educação, com prazos estabelecidos até o dia 15 de novembro deste ano.


Diário do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário