quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Humor da Governadora Ana Júlia deve mudar em Itaituba e região

Ô! ANA JULIA...

O humor da governadora Ana Julia com Itaituba e região deve mudar na medida em que começa a se aproximar o pleito eleitoral de 2010 e essa mudança pode variar de acordo com o resultado da eleição em Santarém marcada para o dia 5 de abril. Um revés petista nas urnas, por exemplo, vai obrigar a governadora buscar novas alternativas políticas que possam lhe dar a possibilidade de disputar uma reeleição com chances de vitoria. Considerando essa leitura, o governo já está se mexendo para conseguir novas alianças, alguns entendimentos políticos estão sendo mantidos, até sob certo sigilo, para evitar atropelos no meio do caminho.

Com essa janela aberta pelo governo do estado, o prefeito Roselito Soares que sempre tentou sem sucesso se aproximar do governo Ana Julia vê surgir a oportunidade de uma parceria que pode ser interessante para os dois lados. Mas para abrir os cofres do estado e repassar a Itaituba os recursos que o prefeito tanto sonha ter em mãos para tocar os seus projetos, Ana Julia quer se cercar de algumas garantias, uma delas seria ter alguém da sua confiança dentro da administração municipal e esse nome pode ser o do empresário Afabio Borges que está sendo cotado para assumir a secretaria de infra-estrutura do governo Roselito Soares.

Os detalhes finais a cerca dessa negociação estão sendo tratados entre o prefeito e os secretários da área política da governadora. Mas um problema, no entanto, pode emperrar esse acordo, é a desconfiança existente de um lado e do outro. O histórico da curta trajetória política do prefeito de Itaituba está respingado por episódios que comprometem um pouco a sua credibilidade quando se trata de cumprir acordos políticos, o mais recente deles, todos lembram foi o ruidoso "caso Botelho". Do outro lado a governadora é da escola petista que governa para dentro e já demonstrou também que a sua palavra não pode ser levado com rigor ao pé da letra.

É só recordar as promessas feitas durante a sua campanha política... Por necessidade da sobrevivência políticas de ambas as partes, o jogo, portanto, está posto e o prefeito espera que a governadora comece logo a desatar o nó que está amarrando os convênios do estado com o município, para então formalizar a participação do PT no governo municipal.

Mas mesmo que essa engenharia política seja concretizada não dá para se iludir e esperar que Itaituba vá receber grandes investimentos do governo do estado, isso em função de algumas razões lógicas, uma delas é a rejeição elevada que a governadora conseguiu junto à população já nos dois primeiros anos de seu governo, a outra é que o cacife político do prefeito que não é lá grande coisa. O que pode conspirar a favor de Itaituba e de outros prefeitos da região nessa aproximação com o governo do estado é o processo de distanciamento entre o PT e o PMDB, só que esse provável rompimento da aliança que elegeu Ana Julia para o governo do estado coloca novamente Roselito Soares numa encruzilhada política.

Firmar nesse momento uma aliança com o governo pode inviabilizar os dois últimos anos da sua administração no caso de uma vitoria do PSBD, partido do qual Roselito se desfilou logo após a derrota de Almir Gabriel para Ana Julia. O prefeito precisa ter nesse momento toda a intuição política possível para não tomar novamente uma decisão errada.


Por Weliton Lima

Welinton Lima é diretor de jornalismo da TV Tapajoara filiada ao SBT e responsável pelo editorial do Jornal Provincia do Tapajós

Nenhum comentário:

Postar um comentário